quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Mais de quatro mil devotos participam de Caminhada da Seca em Senador Pompeu, no Ceará


32ª Caminhada da Seca 09.11.14 (8)

Pelo 32º ano consecutivo uma multidão participou no último final de semana da Caminhada da Seca, no sertão de Senador Pompeu. Segundo os organizadores do ato religioso e político-social mais de quatro mil pessoas caminharam da igreja de Nossa Senhora das Dores até o cemitério, na barragem do Açude Patu, onde estão enterradas as vítimas do flagelo da seca de 1932. O local havia sido transformado numa espécie de campo de concentração.

Como ocorre todo ano, a cidade foi invadida por estudiosos, professores, universitários e repórteres. Mas dessa vez um grupo especial chamou a atenção de quem participou da Caminhada. Eram alunos de um curso audiovisual que está sendo realizado em Quixadá. Eles fizeram registros fotográficos e filmagens da procissão. O material será transformando num documentário supervisionado pelo professor Ricardo Julianni, explicou o aluno Cleumio Pinto.

O ritual foi praticamente o mesmo do realizado nos anos anteriores, mas este ano a preocupação com a situação hídrica do Açude Patu se destacou. A cidade teme ficar desabastecida até o fim deste ano. Por esse motivo o Centro de Defesa dos Direitos Humanos Antônio Conselheiro (CDDH-AC), uma das entidades responsáveis pela organização da Caminhada focou a mobilização na temática “Pela preservação das águas do Patu, fonte de vida e construção da liberdade – Em defesa da dignidade humana”.

Blog do Sertão Central

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.