quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Município de FELIZ NATAL - Mato Grosso do Sul.

Sua história

O território do município foi habitado por povos indígenas xinguanos. Nos dias de hoje, estes povos ainda habitam a sua região de origem, no Parque Nacional do Xingu, que se avizinha das propriedades rurais de famílias que desbravaram a região, cultivando lavouras e também se dedicando à pecuária.



O interesse econômico deu-se por ocasião da chamada “Terceira Borracha de Mato Grosso”, quando o território, hoje pertencente ao Município de Feliz Natal, foi movimentado por seringueiros que extraíam látex de seringueiras (hevea) nativas, que abundavam nas matas.



O processo de ocupação efetiva desta imensa região, deu-se após o povoamento dos núcleos de colonização de Sinop, Cláudia, Santa Carmem e Vera, município do qual se desmembrou Feliz Natal. A colonização de Feliz Natal deu-se na sua maioria por famílias que vieram da região Sul do Brasil.



Em referência à origem do topônimo Feliz Natal, a Prefeitura Municipal tem em seus registros a seguinte declaração:

No alvorecer do ano de 1978, vários empresários do ramo madeireiro, a grande maioria da cidade de Sinop, deslocaram-se para a região do Rio Ferro, em face da abundância de madeiras ainda inexploradas e a fertilidade do solo daquele local.



Paralelamente a exploração da madeira, outros empresários agropecuários investiam maciçamente na região, dentre estes a Agropecuária Cônsul S/A, Luiz Vicentini (Fazenda Bandeirantes), Flávio Turquino (Fazenda Uirapuru), Nova aliança S/A Agropecuária, Nelson Tarnoski, entre outros.

As estradas eram precárias, a mercê da grande precipitação pluviométrica em quase toda a Região Norte do Estado.



Depois de longos e exaustivos dias de trabalho alguns trabalhadores da Agropecuária Cônsul, Fazendas Bandeirantes e Uirapuru resolveram retornar a Sinop, a fim de participarem dos festejos natalinos com seus familiares. Depois de uma semana na estrada, já quase sem mantimentos, se depararam com um riacho transbordando, era o entardecer do dia 23 de dezembro. No decorrer da noite choveu torrencialmente, fato esse que deixou aquelas pessoas sem condições de prosseguirem a viagem, em razão da enchente do riacho e dos enormes danos causados na estrada. Contritos pela situação e saudosos de seus familiares, aquelas pessoas se dirigiam umas as outras com a saudação... "feliz natal! feliz natal".



Em busca de dar alento aos companheiros entristecidos, um dos integrantes da comitiva sugeriu dar aquele riacho sem denominação o nome de "FELIZ NATAL", no que foi aceitos pelos demais.

Com o passar do tempo, floresceu uma pequena comunidade perto daquele riacho a comunidade prosperou rapidamente e como homenagem aqueles que sofreram os infortúnios de uma noite natalina em plena floresta, batizaram o vilarejo com o nome de "FELIZ NATAL".
Suas características:
Limites: Ao norte: Santa Carmen, União do Sul e Marcelândia. Ao Sul: Nova Ubiratã, Paranatinga, Ao Leste: São Felix da Araguaia, gaúcha do Norte e Querência, e a Oeste: Vera.




Cobertura Vegetal Originária: Floresta Tropical Subcaducifólia e Perenifólia, com um expressivo potencial para exploração racional da madeira de lei, dentre elas podemos destacar, o Cedrinho (Erisma sp), Itaúba (Mezilarius itaúba), Chanpangne (Dipeterey sp), Garapeira (Apuleia sp), Angelim Pedra (Dimisia excelsa), Amescla (Protium heptaphyllum), Peroba ou Copiúva (Golpia glabra), Canela, Jatobá (Hymenaea sp), Guanandi (Callophllum sp), Cambará, Cedro rosa (Cedrela fissilis) e Cedro amazonas (Cedrelinga sp).
Relevo: A região possui topografia uniforme, com relevo plano a suave ondulado.
Altitude: 384 (trezentos e oitenta e quatro) metros acima do nível do mar.

Hidrografia: O Município como um todo é muito bem servido de rios, sendo os mais importantes o Xingu, Von Den Steinen, Ronuro, Arraias, Tartaruga e Rio Ferro.

Solo: Na região ocorre a predominância dos Latossolos ocorrendo em menores proporções, Areias quartzosas e Solos Hidromórficos.
Fonte: Blog do Facó

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.