Um recente infográfico publicado por Bill Gates em seu blog mostrou que o animal mais perigoso da Terra é o mosquito, tirando a vida de 725 mil pessoas por ano.
Para reduzir a propagação de doenças como dengue e malária, o indiano Pranav Agarwal precisou de apenas US$ 10 para criar um dispositivo, movido a energia solar, que areja a superfície da água estagnada, a fim de evitar que mosquitos coloquem seus ovos e, portanto, se proliferem.
O Solar Scare Mosquito literalmente assusta os insetos. Ele flutua na água, fazendo, em intervalos regulares, bolhas de ar e ondulações em um raio de até dois metros.
Nos testes, em uma semana, reduziu quase que completamente as populações de mosquitos em uma pequena piscina.
“Considerando-se que, a cada ano, a despesa médica global para controle da malária é de mais de US$ 6 bilhões, instalar este dispositivo em aldeias e cidades custaria apenas uma fração deste montante. Espero que, um dia, o custo desse dispositivo eficaz e sustentável salve esse precioso dinheiro e vidas de valor inestimável”, diz Agarwal.
Quem quiser aprender a fazer o Mosquito Scare Solar pode ver o passo a passo no Instructables.

Fonte:https://queminova.catracalivre.com.br/inventa/com-us-10-indiano-cria-dispositivo-que-impede-proliferacao-de-mosquitos/