segunda-feira, 6 de abril de 2015

MEDICINA no INTERIOR > Quixeramobim é selecionada, mas Quixadá continua na disputa

Hospital Regional do Sertão Central 28.12.14 (1)

Quixadá

A divulgação no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira, 2, acerca da seleção de cidades para recebimento de novos cursos de Medicina causou um frisson entre moradores das cidades de Quixeramobim e principalmente Quixadá. O motivo está na lista das cidades selecionadas pelo Governo Federal. No Ceará, além de Crateús, Iguatu, Itapipoca e Russas, há ainda apenas Quixeramobim.
No início de março o perfeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, passou a comemorar com seus conterrâneos a conquista do curso de Medicina. Houve reação em Quixadá com a realização de um Fórum, unindo lideranças políticas e da sociedade, pela implantação do curso nesta cidade. Mas com a publicação do edital no Diário Oficial da União alguns quixadaenses se deram como vencidos e lamentaram a perda.
Desabafo
O diretor da Faculdade Cisne, José Nilson Gomes, fez um desabafo através do Facebook. “Estou decepcionado e muito indignado. Hoje, sexta-feira Santa, é um dia de dor, revivemos o mistério da morte de Jesus! Também hoje, vivemos a misteriosa morte de um grande sonho: a Faculdade de Medicina. Jesus ressuscitará por amor e a Faculdade de Medicina sucumbirá eternamente pela falta de amor. Alguns maus políticos com o povo condenaram a Jesus. Hoje, alguns maus políticos sem o povo assassinaram o sonho de Quixadá: a Faculdade de Medicina”.
José Nilson ressaltou: Saímos na frente. Em 2002 a Faculdade Católica já tinha dito para o MEC que Quixadá estava pronta para sediar uma Faculdade de Medicina. Em 2006, a FCRS solicita a autorização para funcionar a sua Faculdade de Medicina. Em 2012, a Faculdade Cisne também disse ao MEC que estaria pronta para abrir a Faculdade de Medicina. Dom Adélio, sonhador mor deste projeto, havia falado com os Ministros Buarque, Tarso Genro, Fernando Haddad, Paulo Paim.
O diretor universitário também lembra que dom Adélio Tomasin, bispo emérito de Quixadá, falou com os governadores do Ceará Lúcio Alcântara e Cid Gomes. O Governo havia prometido que seria em Quixadá. Enviou carta pedindo a Faculdade ao Camilo Santana, quando era secretário; para os Senadores Tasso Jereissati, Patrícia Gomes, Pimentel e Eunício Oliveira. Enviou, recentemente, correspondência para os deputados federais Guimarães, Cabo Sabino e Odorico. Enviou correspondência para a Presidente Dilma, mostrando que Quixadá estava preparada. ” Estou envergonhado e roubado”, acrescenta.
Todavia, conforme o presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, Ilário Marques, na disputa entre as duas cidades Quixadá é quem possui a estrutura mais adequada para receber o curso de Medicina. Apesar de utilizar o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), construído em Quixeramobim, como pretexto para receber o curso, a cidade não possui os requisitos necessários exigidos pelo Ministério da Educação (MEC), a começar pelo número de leitos necessários para atuação dos acadêmicos.
Alternativa 
De acordo com Ilário Marques, a melhor alternativa será Quixadá, em razão de já possuir um campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), não havendo assim a necessidade da cidade se submeter à pré-seleção. Caberá apenas à presidente Dilma Rousseff aprovar. Ele completou informando que a estratégia para convencimento do Governo Federal será a formação dos acadêmicos através do Programa Mais Médicos, não havendo assim a necessidade de leitos hospitalares. A articulação está sendo feita juntamente com o deputado federal Odorico Monteiro, acrescentou.
Fonte:http://blogs.diariodonordeste.com.br/sertaocentral/politica/medicina-no-interior-quixeramobim-e-selecionada-mas-quixada-continua-na-disputa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.