terça-feira, 12 de maio de 2015

Associação Grão de Mostarda,cultivando a semente do amor.




A Associação Grão de Mostarda foi fundada em  2004 por um grupo de jovens de Quixadá e pela italiana Tícia, que naquela época fazia parte de outra ONG.
Ao constatar que a ONG a qual fazia parte não correspondia as suas expectativas, resolveu se desligar e passou a se reunir com o grupo de jovens que sonhava fundar uma ONG, cuja finalidade maior seria tirar das ruas as crianças que moravam no Bairro do Mutirão, uma área de risco no município de Quixadá.
A partir das reuniões, Tícia retornou à Itália com o firme propósito de conseguir dinheiro para que pudessem comprar uma casinha no Mutirão e lá plantar a semente do Grão de Mostarda.
O projeto foi concretizado, a casa foi comprada e assim nascia a Associação Grão de Mostarda, instalada em acomodações pequenas, sem  ventilação, mas com um desejo imenso de servir e não permitir que aquelas crianças que moravam na circunvizinhança  adentrassem nas drogas e na prostituição.
Hoje mantém 160 crianças, fornecendo alimentação, preparando tarefas, e ministrando aulas de dança, capoeira, informática, teatro, etc. Tudo isso é mantido através de doações que vem das italianas fundadoras e com a ajuda de algumas pessoas da comunidade.
Maria de Fátima da Silva é a guerreira que cuida da administração e funcionamento da ONG, contando também com a ajuda de alguns colaboradores. Os recursos são escassos, o que faz com que Fátima viva em constante deslocamento, pedindo ajuda às pessoas para garantir o bem estar de suas crianças.
A escola também promove o famoso bazar de coisas usadas, arrecadadas com a finalidade de angariar fundos para as despesas essenciais.
Hoje a escola vive um grande dilema. Devido a pequenez de suas instalações, as crianças estão mal acomodadas e para resolver o problema as italianas mandaram um dinheiro que permitiu a compra de uma casinha que fica nos fundos da Associação. Há algum tempo Fátima anda de porta em porta tentando conseguir recursos para fazer, primeiramente uma cisterna, pois não possui dinheiro para comprar água para tantas crianças o ano todo.
As fundadoras italianas mandaram um projeto muito bem elaborado para a utilização do espaço, mas como não existe recurso, as crianças vão sendo acomodadas da melhor maneira possível, mas sempre alimentando a esperança de um dia ver o projeto realizado.

Atualmente os que compõem a família Grão de Mostarda estão muito preocupados com a saúde de sua diretora, que devido a pressão para solucionar tantos problemas com tão poucos recursos,  está se sentindo debilitada e temerosa de ter adquirido  algum problema cardíaco, visto que sua pressão arterial se encontra descontrolada, tendo sido submetida a vários exames do coração, já que sua família tem um grande histórico de pessoas safenadas.
Se você puder ajudar, seja com doação de alimentos, coisas usadas, material de construção, cupom fiscal ou contribuindo com o que puder, ligue para (88) 9668-6646. As crianças agradecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.