segunda-feira, 12 de novembro de 2012

BONDINHOS DO CEDRO

Os bondinhos do Cedro  faziam a linha Cedro-Estação Ferroviária três vezes ao dia. Eram de tração animal. Os três bondes foram adquiridos pelo IFOCS(DNOCS), em 1913, à Cia. Ferro Carril do Ceará, quando foram instalados bondes elétricos em  Fortaleza. Deixaram de funcionar em Quixadá em 1930, quando passaram para a administração da Prefeitura Municipal, na gestão do prefeito Paulo Soares Viana.
A Inspectoria de Obras Contra as Secas (IFOCS), resolveu dotar Quixadá de transporte que facilitasse o deslocamento das pessoas entre Cedro/Quixadá/Cedro. Eram dois bondes maiores e um menor e segndo testemunho de pessoa idônea, vieram desmontados de Fortaleza, num trem cargueiro. Os trabalhos e manutenção de algumas peças foram feitos nas oficinas do Cedro, naquele prédio de pedra. Os bondes maiores possuiam cinco bancos de madeira, cada um acomodando cinco passageiros. Os bondes possuíam nas laterais cortinas de lona que serviam, no verão para proteger o passageiro dos raios solares e no inverno, das chuvas. Havia também o "Expresso", com menor porte, que fora apelidado de "Caixa de Fósforos" por ser pequeno. Este só fazia viagens com fretes especiais pelo valor de dez mil réis e conduzia, no máximo, dez pessoas. (Pintura de Waldizar Viana)

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