quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Você Sabia?

  • Significado das estrelas da Bandeira Nacional
    No círculo azul, cada uma das estrelas representa um dos Estados que formam o Brasil. As constelações que figuram na bandeira nacional correspondem ao aspecto do céu, na cidade do Rio de Janeiro, às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889 (doze horas siderais) e devem ser consideradas como vistas por um observador situado fora da esfera celeste.

    A estrela Spica situada acima da faixa branca representa o estado do Pará, que em 1889 era o Estado com maior território acima da linha do equador (Amapá e Roraima eram territórios federais até 1988). O Distrito Federal, ao contrário do que muitos acreditam, não é representado por essa estrela, mas sim pela estrela sigma do Octante, também chamada de Polaris Australis ou Estrela Polar do Sul, por situar-se no Pólo Sul celestial (em contrapartida a Polaris, situada no Pólo Norte celestial). Apesar de ser pouco brilhante e estar próxima ao limite de visualização a olho nu, essa estrela tem uma posição única no céu do hemisfério sul, pois é em torno dela que todas as estrelas visíveis giram. Além disso, Polaris Australis sempre está acima da linha do horizonte e pode ser vista em qualquer dia e em qualquer horário de quase todos os lugares abaixo da linha do Equador. 
  • Fonte:http://cienciaeastronomia.com/o-significado-das-estrelas-da-bandeira-brasileira/
A bandeira do Brasil foi implantada em 19 de novembro de 1889, a ideia da bandeira atual foi elaborada pelo professor Raimundo Teixeira Mendes, que contou também com a participação do Dr. Miguel Lemos e o professor Manuel Pereira Reis e quem realizou a confecção do desenho foi o pintor Décio Vilares.

Quanto às estrelas dispostas na bandeira brasileira, elas não são uniformes e cada uma possui um significado. Cada estrela presente na Bandeira representa um Estado brasileiro, além disso, todas possuem a mesma configuração, todas têm cinco pontas. Outro item que difere uma estrela da outra é quanto ao tamanho, existem cinco tamanhos distintos.
A distribuição das estrelas na bandeira brasileira foi feita a partir das características do céu do Rio de Janeiro, no dia 15 de novembro de 1889.

A estrela Spica se encontra acima da faixa que expressa “Ordem e Progresso” e representa o Estado do Pará, que no ano de 1889 correspondia ao maior território acima do paralelo do Equador. O Distrito Federal é representado pela estrela do tipo sigma do Octante.

Estados
Significado
ACREGama da Hidra Fêmea
AMAPÁBeta do Cão Maior
AMAZONASProcyon (Alfa do Cão Menor)
PARÁSpica (Alfa de Virgem)
MARANHÃOBeta do Escorpião
PIAUÍAntares (Alfa do Escorpião)
CEARÁEpsilon do Escorpião
RIO GRANDE DO NORTELambda do Escorpião
PARAÍBACapa do Escorpião
PERNAMBUCOMu do Escorpião
ALAGOASTeta do Escorpião
SERGIPEIota do Escorpião
BAHIAGama do Cruzeiro do Sul
ESPÍRITO SANTOEpsilon do Cruzeiro do Sul
RIO DE JANEIROBeta do Cruzeiro do Sul
SÃO PAULOAlfa do Cruzeiro do Sul
PARANÁGama do Triângulo Austral
SANTA CATARINABeta do Triângulo Austral
RIO GRANDE DO SULAlfa do Triângulo Austral
MINAS GERAISDelta do Cruzeiro do Sul
GOIÁSCanopus (Alfa de Argus)
MATO GROSSOSirius (Alfa do Cão Maior)
MATO GROSSO DO SULAlphard (Alfa da Hidra Fêmea)
RONDÔNIAGama do Cão Maior
RORAIMADelta do Cão Maior
TOCANTINSEpsilon do Cão Maior
BRASILIA (DF)Sigma do Oitante
Fonte: Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.