quarta-feira, 17 de abril de 2013

REAJUSTE DE ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DE ABRIL


Aneel autoriza energia 3,52% mais cara no CE

Valor é menos da metade pedido pela Companhia Energética do Ceará (Coelce). Nova tarifa passa a valer em 22 de abril, até 21 de abril de 2014. O reajuste foi aplicado na tarifa já com o desconto, de 18,05% no caso da Coelce.






Após o desconto concedido pelo Governo Federal na conta de luz do brasileiro em janeiro, chegou abril, mês do reajuste anual das concessionárias. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou alta de 3,52%, em média, para a tarifa de energia da Companhia Energética do Ceará (Coelce).

O valor é menos da metade do que havia solicitado a companhia, 8,1%. É menor também do que o índice oficial da inflação do País, o IPCA, em 2012, de 5,84%. O reajuste passa a vigorar em 22 de abril e segue vigente até 21 de abril de 2014.

Conforme a Aneel, os percentuais aprovados levam em conta “a variação do IGP-M - indexador previsto no contrato de concessão para mensurar a inflação no período; o aumento do custo dos Encargos de Serviços do Sistema (ESS) e os gastos que as distribuidoras tiveram com compra de energia, em especial a elevação do custo variável em função do aumento da geração térmica.”

Para os consumidores de baixa tensão, por exemplo os residenciais, o reajuste sentido será de 4,38% e os de alta tensão, como os industriais, o aumento é de 1,47%. A Coelce atende cerca de 3,1 milhões de unidades consumidoras, em 184 municípios do Estado.

José Caminha Araripe, responsável pela Área de Regulação e Mercado da Coelce, ressalta que as tarifas de energia não apresentavam aumento há 36 meses, tendo em vista que, em 2011, houve o congelamento das tarifas e, em 2012, uma redução na tarifa de energia (-10,89%). (Jornal O POVO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.