quinta-feira, 4 de abril de 2013

ARQUITETOS DA NATUREZA


Arquitetos da Natureza

                                            João de Barro

As aves apresentam construções que revelam sua intensiva dedicação à prole. Destaca-se, por exemplo, a espécie Furnarius rufus, o joão-de-barro. Este pássaro é um exímio e paciente construtor. Com seu bico transporta barro durante dias e dias, edificando cuidadosamente um ninho com dois compartimentos e entrada sempre contrária a posição dos ventos. Alguns destes pássaros edificam um verdadeiro “condomínio” de ninhos, ano após ano: um novo ninho é construído sobre o anterior, formando um enfileiramento de ninhos.
Além dos “joãos”, outras aves apresentam ninhos exóticos ou que pecam pela desorganização. O pardal (Passer domesticus) tem um ninho bastante esquisito. Começa pela escolha do material: eles usam tudo o que encontram pela frente na elaboração de um ninho nem sempre eficiente. Restos de fios, capim seco, tiras de tecido, fitas, pedaços de algodão e de papel, além muitas outras coisas formam a estrutura de um ninho que às vezes é suscetível, não sendo suficientemente seguro para proteger os ovos que, geralmente, desabam.
Estes e numerosos outros exemplos certamente devem ter servido de referência para o homem. Nenhum, talvez, tão eficiente, mas certamente, todos, construídos com muita habilidade e criatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.