terça-feira, 9 de abril de 2013

PRESERVANDO ANTIGAS TRADIÇÕES


Blogue de vitorfaria :Conhecer, aprender e evoluir, VELHAS TRADIÇÕES POPULARES
É fato histórico amplamente divulgado e devidamente registado que o rei D. João IV de Portugal Coroou como Padroeira do Reino de Portugal, Nossa Senhora da Conceição, em 1646. O que talvez seja menos conhecido, mas nem por isso menos emblemático, é que a belíssima Vila ribatejana de Salvaterra de Magos possui uma tradição relacionada com esse fato histórico que tem a ver com a imagem da referida Senhora, com as festas anuais da Vila e com a maravilhosa coleção de mantos e fatos da virgem que existem nessa Vila e que atualmente se encontram expostos na capela real.
Um desses mantos, confecionado em tecido dourado, propositadamente para vestir a santa no dia da procissão que se realizará no próximo dia 31 de Março, encerrando as festas do“Mês da Enguia” (uma outra antiga e conhecida tradição da Vila que neste mês proporciona saborosos pratos dessa espécie, aos visitantes amantes de tal petisco) está exposto com o intuito de o visitante adquirir uma pequena flor de pano vermelho, mediante um preço simbólico de um euro, e coloca-lo, ele próprio, no manto da virgem. Os fundos angariados revertem a favor da loja social que ajuda famílias necessitadas da terra.
Da referida coleção de mantos e fatos, o fato mais emblemático terá sido, segundo a tradição oral, feito e oferecido pelas filhas do rei D. José I. As quatro infantas, todas com nomes próprios de Maria e de Francisca, ofereceram o vestido e manto à virgem, determinando que fossem sempre utilizados na procissão de 8 de Dezembro, dia da Imaculada Conceição. E assim, até aos nossos dias, mantem-se a vontade das infantas, encontrando-se o vestido e manto em perfeitas condições. A coleção é composta por diferentes fatos que particulares, por devoção, os oferecem por acreditar estar sobre a Sua proteção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.