terça-feira, 9 de abril de 2013

VOCÊ SABIA?


Blogue de vitorfaria :Conhecer, aprender e evoluir, O SABER NÃO OCUPA LUGAR - 10
O QUE É OUVIDO ABSOLUTO?
Uma pessoa tem ouvido absoluto quando consegue reconhecer uma nota musical sem que outra tenha sido tocada como referência. Os músicos têm o ouvido treinado para distinguir as notas a partir de outras tocadas anteriormente. Até há pouco tempo, acreditava-se que ter ouvido absoluto era um privilégio inato e raríssimo. Hoje, pesquisadores defendem que todos nascem com este potencial, basta apenas desenvolvê-lo.

QUEM INVENTOU O FUNK?
Oficialmente, James Brown é considerado o pai do funk. No entanto, pouco antes dele, outros grupos e músicos americanos fizeram trabalhos em estilo posteriormente reconhecido como funk. Entre eles, destacam-se: The Meters, Dyke & the Blazers, The Isley Brothers e Otis Redding.

COMO SURGIRAM OS ACENTOS GRAMATICAIS?
Os acentos gramaticais foram criados por Aristófanes de Bizâncio, o primeiro bibliotecário da Biblioteca de Alexandria, alguns séculos antes de Cristo. Foi na língua grega que ele introduziu tanto os acentos quanto os sinais de pontuação, que posteriormente seriam assimilados pelo latim. Principalmente entre os religiosos, estes artifícios tiveram grande aceitação e foram amplamente empregados, pois permitiram que se estabelecesse entoações específicas nos cantos bíblicos.

COMO SURGIRAM OS APELIDOS?
O professor de português Júlio César da Assunção Pedrosa conta que desde a Roma Antiga os apelidos já eram utilizados. "Ciprião, o Africano", "Catão, o velho" ou "Plínio, o moço"eram artifícios dos quais as pessoas lançavam mão para diferenciar indivíduos com o mesmo nome. O professor salienta que, com o tempo, era comum apelidos acabarem se incorporando aos sobrenomes.

A abelha operária, encarregada da protecção da colmeia, tem um ferrão com pequenas farpas, o que impede que seja retirado com facilidade da pele humana. Depois de dar a ferroada, a abelha tenta escapar. Por causa das farpas, a parte posterior do abdómen, onde se localiza o ferrão, fica presa na pele das pessoas e a abelha morre. Já ao picar insectos, a abelha consegue retirar as farpas da vítima e sobrevive.

PORQUE É QUE A MULA NÃO PODE TER FILHOTES?
A mula é o híbrido do cruzamento entre animais de espécies diferentes: a égua e o jumento. Isso significa que ela não é nem uma coisa nem outra. Ela é estéril porque não pode produzir óvulos. O burro, filhote macho que resulta do cruzamento da égua com o jumento, também não consegue produzir espermatozóides. Outra explicação é que tanto o macho, quanto a fêmea, não têm os órgãos genitais bem desenvolvidos, o que dificulta o acasalamento. Estes animais são bons para o trabalho pesado do campo.

PORQUE AS BALEIAS ENCALHAM NA PRAIA?
De acordo com Gabriel Maciel de Souza Vianna, do Projecto Baleia Jubarte, na Bahia, as baleias que encalham em geral já estão mortas ou bastante debilitadas. O motivo costuma ser a presença de parasitas nos ouvidos. Eles geram distúrbios no sistema labirinto dos animais e, assim, prejudicam sua capacidade de orientação espacial, levando-os muitas vezes a águas rasas. É comum o animal voltar a encalhar, mesmo depois de libertado. Segundo Vianna, com menor frequência, algumas espécies de baleias – como orca, cachalote e baleias brancas – podem encalhar por conta de variações no campo magnético terrestre. “ Estas espécies têm um sistema de orientação que as posiciona de acordo com o campo magnético da Terra, o que possibilita, por exemplo, a ocorrência das migrações”, explica ele. “ Mas quando há variações neste campo magnético os animais se desorientam e podem encalhar em massa”, conclui Vianna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.