sexta-feira, 17 de maio de 2013

A QUIMIOTERAPIA E A INFERTILIDADE NAS MULHERES


QUIMIOTERAPIA

Estudo evita infertilidade depois de tratamento

17.05.2013
Um estudo feito por pesquisadores israelenses e publicado na edição de ontem, da revista científica Science Translational Medicine avaliou o mecanismo de ação de um quimioterápico conhecido como ciclofosfamida.

Investigando seu efeito em camundongos fêmeas, os pesquisadores observaram que o medicamento, ao mesmo tempo em que impede a proliferação de células cancerígenas, acaba promovendo o crescimento de folículos presentes no ovário.

Os pesquisadores descobriram que a ciclofosfamida acelera esse processo, fazendo com que todos os folículos comecem a crescer. E, uma vez que se inicia o amadurecimento, o caminho é sem volta. O reservatório, por fim, acaba sendo esvaziado. Daí a infertilidade.

A boa notícia é que os cientistas, liderados por Lital Kalich-Philosoph, descobriram que outra droga, apelidada de AS101, foi capaz de proteger os ovários durante o tratamento. Os camundongos que receberam a medicação junto com a quimioterapia conseguiram ter tantos filhotes quanto animais sadios. A droga está em fase 2 de teste clínico - ou seja, se pode ser considerada segura para humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.