sábado, 27 de julho de 2013

A Praça



A  PRAÇA.

Bruna Borges Costa

Bruna.quixada@hotmail.com

Chega a ser intrigante a paz e a tranqüilidade que são emanadas de alguns lugares que são muito comuns. Às vezes passamos por esses lugares diariamente e não percebemos o quanto são simplesmente especiais. A gente acaba se deixando levar por  todo o corre-corre, todas as obrigações e pela pressão que os outros colocam sobre nós e até mesmo as nossas próprias cobranças. Acabamos nos esquecendo do NOSSO tempo. Eu não estou falando de esquecer de fazer as unhas, sair com os amigos ou fazer compras, não, nada disso! Eu estou falando de tirarmos um tempo pra nos desintoxicarmos de tudo isso que ocupa nossa mente no decorrer da semana.
Eu sou uma estudante, mas nem por isso julgue que me esforço menos, me estresso menos e nem imagine que sofro menos pressão.
Pois bem, um dia desses fui liberada mais cedo e por algum motivo que desconheço, resolvi sentar em um banco de praça. Passei uns cinco minutos, ocupada pensando nos meus próprios problemas e nas suas possíveis soluções, até que um canto de pássaros me tirou do transe. E havia pássaros naquela praça? Eu já havia passado por lá inúmeras vezes e nunca havia reparado na presença deles. O lugar sempre me pareceu desanimado e demasiadamente normal. Uma vez tirada do meu mundinho, pude perceber também a presença da brisa que acariciou meu rosto, e foi impossível conter o sorriso. Por mais que muitas pessoas transitassem pelo local, a paz contida ali era incontestável. Por um minuto ri de mim mesma pelo fato de eu ter me irritado com coisas tão simples e nunca ter parado pra olhar o que estava a minha volta. Como fui boba!
Depois voltei meus olhos para as pessoas que passavam apressadas, com o rosto sério e tenso. Pareciam tão imersos nas obrigações e nos problemas que não enxergavam a beleza da praça.
Pareciam robôs programados pra fazer a mesma coisa todos os dias, e sempre passei por lá da mesma maneira. Eu também não conseguia ver a beleza daquele lugar.



                       Bruna Borges Costa
                    Membro da Academia Quixadaense de Letras  

                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.