domingo, 7 de julho de 2013

Encontro com um otimista


Blogue de vitorfaria :Conhecer, aprender e evoluir, ENCONTRO COM UM OPTIMISTA


Hoje encontrei um conhecido que é um otimista da mais pura gema.
Reparem no diálogo que trocámos e digam-me se não tenho razão e se conhecem alguém assim.
- Olá pá! Grande sacana! Que é feito de ti?
- Olá. Há quanto tempo! Eu vou bem e tu?
- Na maior pá. Na maior!
- Ótimo. Corre-te então a vida de feição. Nem a crise te afeta?
- A crise? Qual crise? Não há crise nenhuma. Isso é tudo conversa para boi dormir.
- Então e as finanças? A Economia? Os bancos à rasca?
- O quê? Mas por acaso as tuas finanças ficaram de repente pior do que estavam?
- Um pouco. Está tudo mais caro…
-Não é isso pá. O que eu perguntei é se o dinheiro que tinhas junto é agora menos.
-Não, mas…
- Nada de mas. Não é menos, portanto aí não houve crise. E quanto à economia, consegues economizar mais ou menos?
- Não consigo economizar mas é nada.
- Então? De que te queixas? Se não tens nada para economizar que te interessa a ti a economia? Bancos à rasca? Quais? Tens alguma massa em banco que esteja em risco?
- Eu não, mas…
- Então se não, que te interessa a ti que haja bancos à rasca?
- É pá mas já vistes os preços sempre a subir o desemprego sempre a crescer…
- Preços a subir? Quais preços? A gasolina está até a baixar, os carros estão a preço de saldo, os Hipermercados estão a vender cada vez mais. Estás a falar do tabaco? Deixa de fumar pá. Tens o assunto resolvido.
- Mas eu já não fumo há anos.
- Vês?  Qual crise qual carapuça! Desemprego a subir dizes tu? Claro que está a subir. E muito bem diria eu.
- Como…?
- Oh homem! Pensa um bocadinho. Se fores para o desemprego ganhas mais que num qualquer emprego de merda e não tens que fazer a ponta de um corno. Então não há-de haver mais desemprego? Só se a malta fosse parva.
- Não há então crise nenhuma, é a tua opinião?
- Opinião não. Certeza. Repara bem. Quem mais se queixa da crise? Os políticos. Não é?
- Bem, na verdade…
- Agora diz-me lá uma coisa: - Quando é que apanhaste um politico a falar verdade?
- Bem. Visto por esse prisma…
- Então já vês. Qual crise! Crise coisa nenhuma, balelas para adormecer o povaço.
- Está visto que para ti está tudo na maior.
- Tudo não. Porque ando a ver se o banco me dá um crédito para obras lá em casa e os sacanas estão a empatar-me há um ror de meses, com a história da crise. Mas deixa cá apanhar o caroço que eu logo lhes digo. Vão gemer para o verem de volta. Mas de resto, tudo sobre rodas.
- Adeus pá até qualquer dia.
-Adeus. E não te deixes enganar com essa malta de pessimistas, que o que eles querem é tacho.

Vitor Faria     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.