domingo, 11 de agosto de 2013

Associação Popular para os Direitos da Cidadania em ação...

A Associação Popular para os Direitos da Cidadania, fez nesta manhã do dia 11 de agosto, um ato simbólico de amor a Quixadá, abraçando um de nossos importantes monumentos históricos, erguido para comemorar o centenário da independência do Brasil, em 1922, numa iniciativa da Aliança Artística e Proletária de Quixadá, que valendo-se da capacidade artística do grande quixadaense Jacinto de Sousa, ergueu um monumento em homenagem ao trabalhador, acreditando que só através do labor, do amor e da honestidade profissional pode-se constituir uma comunidade consciente de seus direitos e deveres, caminho que nos conduzirá à  consagradoras vitórias.
Que este abraço seja a demonstração do amor que todo quixadaense deve ter à nossa terra.
Preservar nosso patrimônio histórico é manter viva a memória dos que construíram, com sacrifício, dedicação e amor a nossa querida Quixadá, edificando um sólido alicerce capaz  de transformar uma modesta vila numa das mais importantes cidades da região.
Louvável, pois, a iniciativa da Associação Popular Para os Direitos da Cidadania, que resolveu abraçar a árdua tarefa de tentar preservar o que ainda resta de nosso patrimônio histórico, alvo de pessoas que vieram de outras terras, nada aqui fizeram, e ainda se acham no direito de destruir o que foi construído pelo povo. ACORDA QUIXADÁ.
                        Angela Borges


"CIDADANIA É...


Trazendo o conceito de cidadania para nosso dia-a-dia significa dizer que Cidadão é aquele que se identifica culturalmente como parte de um território, usufrui dos direitos e cumpre os deveres estabelecidos em lei. Ou seja, exercer a cidadania é ter consciência de suas obrigações e lutar para que o que é justo e correto seja colocado em prática.

Portanto, direitos e deveres não devem andar separados. Afinal, só quando cumprimos com nossas obrigações permitimos que os outros exercitem seus direitos.
Conheça alguns direitos e deveres do cidadão:

Nossos Direitos:

- Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações.

- Saúde, educação, moradia, segurança, lazer, vestuário, alimentação e transporte são direitos dos cidadãos.

- Ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

- Ninguém deve ser submetido à tortura nem a tratamento desumano ou degradante.

- A manifestação do pensamento é livre, sendo vedado o anonimato.

- A liberdade de consciência e de crença é inviolável, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto.

Nossos Deveres:

- Cumprir as leis.

- Respeitar os direitos sociais de outras pessoas

- Votar e escolher os nossos governantes.

- Proteger o meio ambiente.

- Educar e proteger nossos semelhantes.

- Proteger o patrimônio público e social do País.

- Colaborar com as autoridades públicas.

Assim, Constituição República de 1988, também conhecida como Constituição cidadã, destina especialmente cinco capítulos aos direitos fundamentais do cidadão com várias categorias sobre os direitos individuais e coletivos.

Além da Constituição, também existem leis importantes que não devem ser desconhecidas pelo cidadão, como por exemplo, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto do Idoso, Código de Defesa do Consumidor e etc."


Associação Popular para os Direitos da Cidadania

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.