quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Formol - Um inimigo oculto


Muitos estão fazendo uso do formol como uma técnica de alisamento capilar, mesmo após a publicação e divulgação dos prejuízos à saúde feita pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Não se iludam por propaganda enganosa, quando falarem que essa técnica vai hidratar e deixar seu cabelo macio e brilhoso, pois é um efeito maquiagem, onde forma um filme sobre o fio que disfarça os danos internos da fibra, ocasionando quebra e ressecamento.
É fundamental que usuários e profissionais estejam atentos aos riscos a que estão se submetendo, podendo causar doenças graves e irreversíveis, em alguns casos chegando até o óbito. O risco do formol em sua aplicação indevida é tanto maior quanto maior a concentração e a frequência do uso, e se dá pela inalação dos gases e pelo contato com a pele. O formol é considerado cancerígeno pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Segundo a ANVISA, o uso do formol como alisante capilar NÃO é permitido, pois esse desvio de uso pode causar sérios danos ao usuário do produto e ao profissional que aplica o produto, tais como: irritação, coceira, queimadura, inchaço, descamação e vermelhidão do couro cabeludo, queda do cabelo, ardência e lacrimejamento dos olhos, falta de ar, tosse, dor de cabeça, ardência e coceira no nariz, devido ao contato direto com a pele ou com vapor. Várias exposições podem causar também boca amarga, dores de barriga, enjôos, vômitos, desmaios, feridas na boca, narina e olhos, e câncer nas vias aéreas superiores (nariz, faringe, laringe, traquéia e brônquios), podendo até levar a morte.
Até quando você quer viver? A saúde é um bem precioso que não devemos perdê-la. As pessoas sabem o que fazer, mas não fazem. Mudar hábitos é difícil, mas o primeiro passo é se conscientizar. É preciso repensar do custo beneficio do uso de certos procedimentos que posam afetar nossa saúde.

Adriana Moura Monteiro Madruga



Graduada em Engenharia Civil pela UFPB, Graduada em Estética e Cosmética pela FATEC-PB, Pós Graduanda em Tricologia Cosmética na Faculdade Oswaldo Cruz dash; SP, Proprietária do Salão Maison Arp D’Cabelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.