domingo, 25 de agosto de 2013

O Elefante e a Estaca



O elefante e a estaca

Quando eu era pequeno adorava o circo e, por isso mesmo, nunca perdia uma única ida deste fantástico mundo à minha cidade.
Uma das coisas que, desde muito pequeno me intrigou foi que, os elefantes, enormes, estavam sempre presos por uma pata a uma pequena e insignificante estaca de madeira.
Claramente, o elefante poderia, em qualquer altura que quisesse, puxar a estaca com toda a facilidade e fugir dali para fora; no entanto, não o fazia.
Por quê?
Finalmente, numa das minhas muitas idas ao circo, recebi resposta de um dos tratadores.
O elefante era levado para o circo ainda bebê, e preso com uma estaca pequena de madeira.
Ora, nessa altura o elefante não tinha muita força, e as suas tentativas iniciais de puxar a estaca e fugir eram sempre em vão; assim sendo, a certa altura o elefante deixava de puxar: resignava-se.
E resignava-se de tal modo que, passado anos, quando já era enorme e forte, continuava convencido de que a estaca que o prendia era mais forte e que ele nem sequer se dignava a tentar outra vez, não fazendo sequer ideia da surpresa que teria se tentasse uma vez mais.

Esta história fez-me pensar, acerca da resignação das pessoas, do inconformismo.
Quantas estacas haverão na nossa vida e na nossa sociedade que ilusoriamente nos prendem, porque simplesmente, a certa altura, deixamos de tentar?
E, por sua vez, que surpresas não teríamos nós se, um dia, decidíssemos tentar só mais uma vez?


Muitas vezes não vemos a força que cada um de nós transporta. Ficaríamos admirados e ficamos sempre quando vemos que somos mais fortes do que o julgamos.
Mas o meu espanto entra aí: quando reparamos que somos mais fortes, por que é que não tentamos sempre retirar essas estacas?
E por que é, que cada vez que retiramos, ficamos sempre tão admirados?
É... achamo-nos muito espertos e senhores dos nossos narizes, mas no fundo não passamos de pequenos (ou grandes) e ingênuos elefantes do circo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.