domingo, 27 de outubro de 2013

Academia Quixadaense de Letras comemora um ano de sua fundação


Ontem, dia 26 de outubro de 2013, comemorou-se o aniversário de 1 ano de fundação da A.Q.L. com uma grande festa em sua sede, o prédio da estação ferroviária de Quixadá. Durante esse curto espaço de  tempo, temos grandes vitorias para comemorar, tais como: tornar habitável, mesmo com limitações, um prédio que faz parte da vida de cada quixadaense, e que ocupa na memória de cada um de nós, um lugarzinho especial, uma lembrança de outrora... Conseguimos também, através de muito empenho e dedicação de alguns acadêmicos e amigos da academia, um razoável acervo para a biblioteca que estamos instalando,  mas o inusitado mesmo é que aproximamos o povo desse espaço cultural.

.
Por incrível que pareça, Quixadá possui mais de 30 escritores com livros publicados, e uma grande quantidade de outros com livros prontos, faltando apenas incentivo para sua publicação. Com a instalação da Academia Quixadaense de Letras, novos escritores estão se mobilizando para publicar seus livros, com a intenção de fazer parte do grupo de imortais. Prova disso é que, por ocasião de sua fundação foram criadas 20 cadeiras, todas ocupadas por quixadaenses ou que possuíssem o título de cidadão quixadaense. Recentemente, em assembléia extraordinária, foram criadas mais cinco cadeiras devido a grande procura de novos escritores desejosos de integrar o quadro da A.Q.L.


Por ocasião da festa da A.Q.L. o escritor Bruno Paulino do Nascimento, natural de Quixeramobim, assumiu a cadeira N° 11,  que era ocupada por Maria Zeneida Costa, que partiu para o cumprimento de outras missões na esfera celestial, e cujo patrono é Pedro Segundo da Costa. Ao proferir seu discurso, Bruno falou de sua satisfação em estar ocupando essa cadeira, bem como fez referências à antiga ocupante e a seu patrono.


 Bruno foi saudado pela mais nova imortal da A.Q.L., Bruna Borges Costa, que é secretária geral e ocupante da cadeira Rachel de Queiroz. Bruna, em sua fala, fez questão de ressaltar os presentes que Quixeramobim tem nos dado, como  nossa emancipação política, pois antes Quixadá pertencia ao município de Quixeramobim, nossa primeira câmara, que foi composta por suplentes daquela cidade, e agora o nosso carismático Bruno Paulino, que também passa a ser um pouco quixadaense.

 O presidente da A.Q.L. sempre defendeu a possibilidade de escritores de Banabuiu, Ibaretama e Choró poderem integrar nossa Academia, sob a alegativa de que essas cidades se emanciparam de Quixadá, e os de Quixeramobim também, pois foi de lá que nos emancipamos. Essa proposta foi aprovada por unanimidade e as pessoas pertencentes a essas cidades que possuam livros publicados e  manifestarem o desejo de integrar nossa academia, deverão enviar seus currículos com dois exemplares de cada livro, que serão submetidos à apreciação de uma comissão julgadora, para decidir quais serão os próximo cinco imortais a integrarem a A.Q.L.

                                                             GALERIA DE FOTOS





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.