sábado, 19 de outubro de 2013

O Brasil já foi uma terra de dinossauros...e Quixadá também.



Aqui habitaram de espécies não maiores que uma galinha a bichos com quatro toneladas. Quer descobrir mais?

Pouca gente se dá conta, mas o Brasil já foi povoado por dinossauros. Há evidências de sua existência de norte a sul do País. Tinha de todo o tipo: os que só comiam vegetais, os assustadores carnívoros gigantes, os que voavam e até pequenos e inofensivos dinossaurinhos. Em 2006, foi descoberto o que é considerado o maior dinossauro que já viveu em solo brasileiro. Ele tem o complicado nome de maxacalissauro e os fósseis foram encontrados em Minas Gerais. Pesava nove toneladas e tinha impressionantes 13 metros de comprimento.

No norte havia o amazonssauro, que vivia onde está hoje a Floresta Amazônica. O bicho media 10 metros de comprimento e só comia vegetais. Se vivesse hoje em dia, desmataria um bocado de floresta toda vez que fosse almoçar...

Os indícios mais impressionantes estão no Vale dos Dinossauros, na Paraíba. São 505 trilhas com vestígios de 51 espécies que habitaram essa região há 120 milhões de anos. Há pegadas que variam de cinco centímetros, de uma espécie não maior do que uma galinha, a 40 centímetros de comprimento, pertencentes a iguadontes, um bicho de quatro toneladas.

Mas nem todos se conheceram, sabia? Há casos de dinossauros que viviam há 250 milhões de anos e outros há “apenas” 70 milhões. Eles não assustavam os índios, como alguns pensam. Os dinossauros são anteriores à existência dos nossos primeiros moradores. Sorte dos índios.


E como eles desapareceram?
Os dinossauros viveram sobre a Terra durante 160 milhões de anos. E como desapareceram completamente? Cientistas explicam que, há 65 milhões de anos, caiu no planeta um meteoro de aproximadamente 10 quilômetros. O impacto teria sido tão violento que abriu uma cratera com 200 quilômetros. Uma espécie de nuvem de poeira grossa tampou a luz solar durante seis meses. A Terra resfriou, as plantas não podiam fazer fotossíntese e os animais não tinham o que comer. Resultado: todos os dinossauros morreram.


Já pensou nisso?

Já foram descobertas cerca de 800 espécies de dinossauros. O maior de todos é o superssauro, que pesava o equivalente a um Boeing 737. O torossaurus tinha a cabeça maior do que um carro dos grandes. Só o pescoço do mamenchissaurus media nove metros de altura. O giganotossaurus pesava mais do que 125 pessoas juntas. Os triceratopos possuíam dois chifres na testa e um no nariz. Alguns dinossauros voadores tinham quatro asas. Já imaginou como seria um bicho que juntasse todas estas características?!
Fonte: www.almanaquebrasil.com.br

OBS: Por ocasião das escavações para a construção do Açude do Cedro, em Quixadá-CE, foi encontrada uma ossada de um animal gigantesco e o engenheiro responsável pela obra, Dr. Jean Jules Revy mandou que fosse retirada com todo cuidado, encaixotada e remetida para o Museu Nacional, no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.