sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

O distrito de São Bernardo


Localiza-se a 45 quilômetros da sede e destaca-se na produção de leite e carne. Parte do açude Garaúna é utilizada como criatório de peixes. O distrito também vive à base da produção de frutas e hortaliças.
A igreja Bela Vista, inaugurada em 1936, em homenagem a São João Batista (Representada em uma imagem contida em um receptáculo na parede externa do prédio), sedia as festas dedicadas ao padroeiro no mês de junho.
Tenho orgulho em dizer que nasci em São Bernardo e que lá ainda hoje reside boa parte de minha família. Lá passei belos períodos de minha infância, quando ia, de trem, passar as férias na casa de meus avós. Mas de todos os fatos, o mais marcante era o banho em uma cachoeira, que fica na sangria do açude Garaúna, que formava um lindo espetáculo quando o açude transbordava.
Na Semana Santa era de praxe a minha ida para lá, quando era proibido tomar banho na quarta feira de trevas, não se podia olhar no espelho e os santos eram todos cobertos. Mesmo assim eu dava um jeitinho de driblar a vigilância de meus avós e corria para a cachoeira, como se estivesse atendendo a um chamado mudo para um belo banho naquele cenário maravilhoso.
Também fui batizada na igreja de lá, e como era costume na época, a gente deixava um retratinho junto à imagem.  O meu permaneceu lá por muitos anos, e um belo dia tive o prazer de recebê-lo de volta.
O mundo dá muitas voltas, a gente às vezes e distancia um pouco das pessoas, mas nunca esquece suas origens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.