segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

XVIII Encontro de Profetas da Chuva de Quixadá

XVIII Encontro de Profetas da Chuva de Quixadá será no segundo sábado de janeiro



XVIII Encontro de Profetas da Chuva de Quixadá será no segundo sábado de janeiro
Boa notícia para o sertanejo é saber de bom inverno que garanta a safra. Para lançar as previsões sobre a ocorrência ou não de chuvas em 2014, pesquisadores de academia, políticos, estudantes e profetas da chuva estarão reunidos de 10 a 12 de janeiro de 2014 em Quixadá, no Sertão Central cearense. É o XVIII Encontro de Profetas da Chuva, a ser realizado na Associação de Ovinos e Caprinos do Estado do Ceará (ACOCECE), acesso pela estrada do açude Cedro, KM 3, naquele município.
A programação do evento já está fechada e começa na sexta-feira (10) com a sétima edição do festival Encanta Quixadá, com a participação de violeiros e trovadores na praça da Fundação Cultural. No sábado (11), acontece a abertura oficial do evento, quando cerca de 30 profetas convidados vão expor suas previsões.
O programa prossegue à tarde com o Seminário “Convivência no Semiárido”, do qual vão participar pesquisadores e educadores da área. O Encontro termina no domingo (12) com um café da manhã e bate papo livre com os profetas, além de uma atração cultural.
Saber popular
É a sintonia do sertanejo com a natureza que faz surgirem os chamados profetas da chuva. “Esse saber é construído ao longo dos anos através de sua interação com o meio ambiente, bem como por meio do desenvolvimento de experiências e rituais, passados de geração em geração, seja pela família ou entre amigos”, explicam os organizadores no material de divulgação do encontro.
A dinâmica do encontro é simples. Quem se identifica como profeta da chuva é apresentado por Helder Cortêz, um dos organizadores do encontro. Cada um faz, então, sua previsão e explica o método utilizado para chegar àquela conclusão. O encontro é uma tradição em Quixadá desde 1996.
O XVII Encontro dos Profetas Populares é uma realização do Instituto de Pesquisa, Viola e Poesia do Sertão Central e uma produção da Mungango Produções.
Mais informações: Comissão organizadora do XVIII Encontro de Profetas da Chuva – (fones: 85 3032 3333 / 3032 3333)
FONTE: REVISTA CENTRAL. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.