quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Cearense desenvolve equipamento de combate à escassez de água...Vale a pena ler.

Com apenas 20 anos e cursando Engenharia Mecânica na UFC, Osvaldo ficou em 2º lugar no Prêmio Jovem Cientista, promovido pelo CNPq

Osvaldo construiu, com ajuda do laboratório da UFC, um protótipo inovador (FOTO: Arquivo pessoal)
Osvaldo construiu, com ajuda do laboratório da UFC, um protótipo inovador (FOTO: Arquivo pessoal)
A escassez de água no semiárido nordestino é um problema que exige uma resposta prioritária. A falta de água ocasiona fome, sede e perdas agrícolas. Como ainda faltam soluções, iniciativas individuais pretendem combater a estiagem.
O estudante de Engenharia Mecânica, Osvaldo Tavares, de apenas 20 anos, criou um protótipo inovador, que pretende servir como ferramenta para resolver o problema da escassez no Nordeste, mais precisamente no Ceará. O experimento retira sais da água a partir da luz solar.
Cursando o 9º semestre do curso na Universidade Federal do Ceará (UFC), Osvaldo já recebeu manifestações de reconhecimento pelo trabalho. Ele ficou em 2º lugar na categoria Estudante de Ensino Superior do Prêmio Jovem Cientista, promovido nacionalmente pelo CNPq, do Governo Federal.
Com o suporte da equipe do Laboratório de Energia Solar e Gás Natural, fundado pela professora Maria Eugênia Vieira da Silva, Osvaldo desenvolveu um experimento de dessalinização da água por meio da energia solar. “O protótipo trata da dessalinização, com o objetivo de torná-la adequada ao consumo humano, a partir do calor para provocar a evaporação das moléculas de água, ocorrendo a separação entre a água pura e os sais”.
Fonte:http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/ceara/estudante-cearense-desenvolve-equipamento-para-combater-problema-de-escassez-de-agua/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.