sábado, 15 de fevereiro de 2014

5 jingles políticos que marcaram a história do Brasil


Entra eleição e sai eleição e os jingles políticos surpreendem com letras e melodias inusitadas. Ao longo da História política brasileira, essas canções foram importantes para apresentar e solidificar o nome (e o número) de candidatos na mente dos eleitores. Na teoria, a receita é simples: um bom jingle precisa ter o nome, o número, o partido e a bandeira da campanha do candidato. Muita informação? Nos vídeos abaixo, você vai ver que nem sempre um bom tema de campanha rende a vitória nas eleições. Mas pode garantir um registro eterno na memória. Confira 5 jingles brasileiros históricos e conte para nós qual o seu preferido.
1. JK (Juscelino Kubitschek, 1955)

Juscelino Kubitschek, o homem que prometia 50 anos de desenvolvimento em 5, lançou um jingle imponente, com referências ao hino nacional. O tema da campanha exaltava a imagem do candidato, apresentando-o como “o” homem, “uma estrela radiosa” que iria “salvar este Brasil”. A música evoca a origem do candidato para aproximá-lo do eleitor. Ao que parece, a canção surtiu efeito. Com quase 36% dos votos (as eleições eram realizadas em apenas um turno), Juscelino foi eleito presidente do Brasil no dia 3 de outubro de 1955.
2. Varre, varre, vassourinha (Jânio Quadros, 1960)

Um clássico da música brasileira, composição do publicitário Maugeri Neto, que também escreveu a famosa “A taça do mundo é nossa”. A marcha de Jânio, personagem exótico de nossa História, evocava a vassourinha que varreria a corrupção do país. A música foi bem-sucedida e Jânio foi eleito. Empossado, sua vassourinha varreu mais coisas: o biquíni das transmissões televisionadas dos concursos de miss, as brigas de galo, os lança-perfumes em bailes de carnaval etc. Depois de sete meses de governo, Jânio acabou sendo varrido da presidência após renunciar.
3. Lula Lá (Lula, 1989)

Era a primeira eleição direta para Presidente da República desde 1964. O Brasil ainda se recuperava do terror da ditadura militar quando artistas se juntaram e gravaram o mais famoso jingle de Lula. O candidato não venceu a eleição, mas ganhou uma música que, em suas campanhas seguintes, 1994, 1998, 2002 e 2006, ainda embalaria muitos eleitores.
4. Bota fé no velhinho! (Ulisses Guimarães, 1989)

O candidato, que havia se destacado na luta contra a ditadura e em prol da redemocratização do Brasil, à frente do PMDB, candidatou-se à presidência em 1989. Estava com a popularidade alta por ter contribuído na consolidação do Estado democrático, mas obteve apenas pouco mais de 4% dos votos, na eleição em que Fernando Collor de Mello venceu e Lula (que disputava ao som de Lula Lá) ficou em segundo lugar.
5 São Paulo é Paulo (Paulo Maluf, 1990)

O jingle mais famoso de um personagem marcante na política paulistana, Paulo Maluf, foi lançado nas eleições de 1990, quando o empresário disputava o cargo de prefeito de São Paulo. Embora tenha perdido nas urnas para seu concorrente, Luiz Antônio Fleury Filho, a música gravou seu nome na mente de muitos eleitores.

Fonte:http://super.abril.com.br/blogs/historia-sem-fim/5-jingles-brasileiros-que-marcaram-a-historia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.