terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Pinheiro Supermercado investe em Quixadá

Image-0-Artigo-1537349-1
No local o cliente do empreendimento terá à disposição ainda um amplo estacionamento para 82 vagas
Alex Pimental
Quixadá. Um ano após a inauguração da sua segunda loja em Sobral, o Pinheiro Supermercado abre as portas de mais um complexo lojista da sua rede no Interior do Ceará. Dessa vez este município foi escolhido pelo empresário Honório Pinheiro para receber o 12º investimento do grupo de negócios varejista e entretenimento. A abertura da loja está programada para as 11 horas da manhã desta quinta-feira. O espaço conta com supermercado, restaurante e cinema.
Na avaliação do presidente do grupo Pinheiro Supermercado, o novo empreendimento vai aumentar o potencial de desenvolvimento da região. Além de aquecer a economia local, serão gerados mais de 136 empregos diretos e cerca de 70 indiretos.
Com 1.800 m² de área de vendas, 18 check outs, 82 vagas de estacionamento, layout moderno com áreas sinalizadas, e um ambiente de loja que disponibilizará um mix de produtos com mais 12 mil itens, proporcionando total facilidade ao cliente, o novo Pinheiro surge como o primeiro megacentro da região.
O grupo já atua na cidade há mais de uma década, mas o espaço do antigo supermercado não estava sendo suficiente para atender a clientela. Agora, além do conforto, o público foi presenteado com duas salas de cinema, em falta na cidade há mais de 30 anos. A iniciativa de agregar as salas de exibição partiu da experiência da loja de Sobral, onde foram inauguradas três.
Diante da aceitação dos clientes o cinema foi agregado às lojas de Juazeiro do Norte e Limoeiro do Norte. 'Nós observamos que o cinema nos tornava ponto destino. As pessoas iam para o supermercado e ficavam para o cinema. A cultura está muito próxima do varejo e ficamos estimulados após a experiência de sucesso em Sobral", relembra Honório Pinheiro.
Quanto ao crescimento do grupo no Interior, ele explica estar ocorrendo em razão da chegada dos grandes plays, empresas varejistas de grade porte à capital, aliada a potencialidade econômica existente em centros interioranos como Juazeiro do Norte e Sobral.
Quixadá também está em constante expansão, principalmente em razão de ter se tornado um grande polo educacional. "Essas cidades apresentam forte vetor de crescimento. A mudança nesse perfil econômico foi constatada através de pesquisas", acrescentou o empresário.
Durante a semana o Pinheiro Supermercado distribuiu na cidade, sacolas ecológicas com kits especiais, como forma de desejar boas vindas a vizinhança. A empresa valoriza a prestação de serviço, o bom relacionamento com seus clientes internos e externos e com a comunidade, e o envolvimento com projetos sociais, como por exemplo: o Bom Vizinho Solidário.
O Pinheiro Supermercado começou com a pequena Mercearia União, fundada em 1979, no bairro Pan Americano, em Fortaleza, pela iniciativa dos irmãos Bosco e Honório Pinheiro. Queriam montar apenas um pequeno negócio para os pais. Desta forma, iniciou sob a administração do patriarca Joaquim Honório Alves. Nove anos depois a mercearia foi reestruturada, teve seu espaço físico ampliado e a venda saiu do balcão da mercearia para o auto-serviço do Mercadinho União.
Um ano depois, ainda nos moldes de mercadinho, foi inaugurada a segunda loja, o Mercantil União, na Vila Manoel Sátiro, posteriormente transferida para Itapipoca, em 2004, onde funciona hoje com uma área ampliada e totalmente modernizada, além de estar adequada à estrutura atual da empresa.
O mercantil cresceu em 1991, com a inauguração da terceira loja, na Maraponga. Naquela época a empresa passou a ter o nome de Casas Pinheiro e a ser denominada como supermercado devido ao incremento da infraestrutura e da área de perecíveis da empresa.
Em 1992 o segundo sócio e irmão, Bosco Pinheiro, assumiu definitivamente, juntamente com Honório Pinheiro, a administração das lojas e do recém-inaugurada Comercial de Alimentos e Bebidas. Em 1994 a loja da Maraponga superou todas as expectativas e logo foi ampliada. Foi criado um centro comercial para agregar mais serviço ao supermercado.
A empresa passou a dar oportunidade aos pequenos empresários um dos fatores pelos quais, em 1995, recebeu o slogan de "O Bom Vizinho".
Expansão
De lá para cá, o grupo tem crescido cada vez mais. Em 1997 foi inaugurada mais uma loja, em Mondubim. Pensando na capacitação dos seus colaboradores, em 1999 a empresa fundou o seu primeiro Centro de Treinamento. No ano seguinte, foi iniciado o plano de interiorização do negócio, instalando um novo ponto de venda em Quixadá, passando a trabalhar no sistema de atacado e varejo.
A empresa seguiu seu plano de expansão e em 2001, quando o Pinheiro completou 10 anos como auto-serviço, a loja de Messejana entrou em funcionamento. A experiência do Interior resultou em sucesso e assim nasce um novo desafio, inaugurar em Sobral a maior loja do grupo, fato concretizado em 2002.
Em 2010 foi inaugurada a loja em Limoeiro do Norte, o oitavo empreendimento. Adjacente a ela está o Centro Comercial Pinheiro, com sete lojas, dentre elas o Cinema Francisco Lucena, Mundo Pinheirinho e Pino's Ristorante. O empreendimento atende uma população de 285 mil cearenses, localizado na região do Vale do Jaguaribe.
Hoje a empresa está na sua terceira geração e conta com o apoio direto dos sucessores: Alexandre Pinheiro, área comercial e Xênia Pinheiro, área Administrativa-Financeira. Para potencializar a equipe gestora, o grupo de staff executivo atua em suas respectivas áreas de captação de informações e execuções de tarefas buscando a sustentação e ampliação organizacional. "Para fortalecer o time, também é costumeiro ver a figura de dois sucessores, em formação, Tadeu Pinheiro e João Bosco Pinheiro Júnior, na supervisão de lojas e área de logística", finaliza.

Mais informações:

Pinheiro Supermercado
Rua José de Queiroz Pessoa, 2500,
Planalto Universitário
Quixadá
Telefone: (88)3412.1636
Diário do Nordeste - Colaborador Alex Pimentel


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.