domingo, 16 de março de 2014

Cirurgiões descobrem dentes formados em tumor cerebral de um bebê



Um caso médico bizarro envolveu um bebê de 4 meses de idade, em Maryland, EUA. Ele tinha vários dentes totalmente formados incorporados dentro de um tumor no cérebro.
Cirurgiões descobrem dentes formados em tumor cerebral de um bebê
O menino foi internado em um hospital, pois sua cabeça estava crescendo mais rápido do que o normal. Exames de ressonância magnética subsequentes mostraram uma “massa supra-selar heterogênea” – mas continha várias estruturas ao longo do lado direito que pareciam dentes que se formam no maxilar inferior.

Durante o procedimento para remover o tumor, os cirurgiões encontraram vários dentes totalmente formados – e não apenas pedaços depósitos de esmalte ou cálcio, como já aconteceu antes. [Imagem de um dos dentes no tumor]
A análise posterior do tumor revelou um craniofaringioma, um tumor cerebral raro que pode vir a ser maior do que uma bola de golfe, mas felizmente não se espalhou. O Dr. Rachael Rettner explica mais:
Pesquisadores sempre suspeitaram que estes tumores se formam a partir das mesmas células envolvidas na formação de dentes, mas, até agora, os médicos nunca tinham visto dentes reais nestes tumores, disse o Dr. Narlin Beaty, neurocirurgião da Universidade de Maryland, que realizou a cirurgia do menino junto com seu colega, Dr. Edward Ahn, do Centro de Johns Hopkins Children.
“Não é todo dia que você vê dentes em qualquer tipo de tumor no cérebro. Em um craniofaringioma, é algo inédito”, disse Beaty.
Incrivelmente, o menino está bem, mas o tumor destruiu sua capacidade de liberar certos hormônios, por isso ele vai ter que passar por tratamentos hormonais pelo resto de sua vida. [io9]


Fonte:http://misteriosdomundo.com/cirurgioes-descobrem-dentes-formados-em-tumor-cerebral-de-um-bebe#ixzz2vzVKYwZ5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.