domingo, 16 de março de 2014

Você sabia?

Por que a comida fica com gosto ruim depois que escovamos os dentes?

Após escovarmos os dentes, nada que comemos ou bebemos possui o gosto que estamos acostumados. Por esta razão, muitas pessoas preferem tomar o café da manhã antes de escovar os dentes quando acordam. Mas o que será que ocasiona este gosto diferente nos alimentos consumidos após escovarmos os dentes?
Por que a comida fica com gosto ruim depois que escovamos os dentes
Neste caso, a culpa pode ser atribuída a dois vilões, ambos presentes em quase todos cremes dentais: O lauril sulfato de sódio e lauril éter sulfato de sódio, agentes tensoativos aniônicos que servem para baixar a tensão superficial da água.
De uma forma mais clara, estes dois agentes fazem com que a pasta de dente produza a famosa ‘espuma’, que ajuda o creme dental a ser espalhado pela boca de forma mais fácil. Falando na espuma, especialistas afirmam que a mesma possui um grande papel além da limpeza: Fazer com que você acredite que seus dentes estão limpos. Este efeito psicológico da espuma faz com que os fabricantes sempre adicionem estes agentes em seus produtos.
Outra reação psicológica presente nos cremes dentais é o sabor da menta, que deixa sua boca com uma sensação de frescor e limpeza, principalmente se o creme tiver sido bem distribuído pela boca. Tony Sinclair, ex-gerente da Oral-B, afirma no livro intitulado O Poder do Hábito, por Charles Duhigg:
“Os consumidores precisam de algum tipo de sinal de que o produto está funcionando. Nós podemos criar cremes dentais de qualquer sabor, e enquanto eles produzirem uma sensação de frescor, as pessoas vão acreditar que sua boca está limpa. O frescor não faz o creme dental funcionar melhor, só serve para fazer o consumidor acreditar que o trabalho está sendo bem feito”.
O mesmo fator é utilizado em xampus, por razões semelhantes. Além de criar espuma, ajudando a espalhar o produto pelo cabelo, as pessoas tendem a acreditar mais no potencial do xampu com espuma do que um que não produza qualquer espuma, mesmo que isso não interfira na limpeza de fato.

Mas espera, onde entra o sabor nessa história?

Voltando ao assunto que intitulou o artigo, o lauril sulfato de sódio interage diretamente com os seus receptores de sabor doce, o que os torna menos sensíveis, diminuindo sua percepção de sabores doces. Ao mesmo tempo, também destrói fosfolipídios presentes em sua boca, reação que intensifica o sabor amargo.
Desta forma, os alimentos e bebidos consumidos após escovar os dentes podem ter seus sabores alterados. Por exemplo, um suco de laranja que você está acostumado a tomar, parecerá muito mais amargo se você consumi-lo após passar creme dental em sua boca, e não se tratará de falta de açúcar, e sim, de reações químicas.
Concluindo, se por algum motivo você precisar escovar os dentes antes de uma refeição, procure cremes dentais que não possuam lauril sulfato de sódio. Assim, sua comida não brigará com seu paladar – a menos que culinária não seja a sua praia. 

Fonte:http://misteriosdomundo.com/por-que-comida-fica-com-gosto-ruim-depois-que-escovamos-os-dentes#ixzz2vyzamWcl

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.