quinta-feira, 20 de março de 2014

Cuidando melhor de seus dentes...

A placa dentária é um filete pegajoso de bactérias que se forma sobre os dentes. Ela pode se formar tanto sobre os dentes, como entre os mesmos, e até mesmo abaixo da gengiva.
O que é a placa dentária?
Embora seja principalmente incolor, a placa bacteriana pode fazer com que os dentes pareçam ‘fora de foco’, sem brilho, e com aspecto áspero. A presença da placa bacteriana pode causar problemas dentários maiores, portanto deve ser removida regularmente.

Como se forma a placa?

A placa dentária está se formando a todo momento, mesmo quando você não está comendo. Ela é o resultado de reações químicas que ocorrem naturalmente na boca. Pra existir, a placa necessita de bactérias, hidratos de carbono, partículas de alimentos e saliva. Os restos de alimentos com carboidratos em sua boca são digeridos pelas bactérias, criando um tipo de ácido. Este ácido, em seguida, combina-se com as partículas de outros alimentos antigos e saliva, formando uma nova substância pegajosa: a placa dentária.

Problemas e riscos

Os micróbios das placas dentárias se alimentam dos restos de alimentos que comemos, principalmente alimentos com carboidratos, incluindo todos os alimentos ricos em amido e açucarados, como doces, frutas, refrigerantes e outros doces.
Quando existem depósitos de alimentos em nossos dentes, os micróbios crescem rapidamente. Ao se alimentarem, produzem ácidos. Serão estes ácidos que começarão a cavar seu caminho através do esmalte do dente, destruindo-o e fazendo com que apareçam cáries.
A placa dentária, quando perto da linha da gengiva, também pode levar à gengivite, uma forma leve de doença gengival, que pode, eventualmente, causar uma periodontite mais grave. Neste caso, a placa produz toxinas que irritam a gengiva, fazendo-a inchar, sangrar e infeccionar.
Quando a placa permanece sobre os dentes durante muitos dias, pode endurecer e tornar-se uma substância dura chamada de tártaro. O tártaro é difícil de ser removido e deve ser raspado por dentista. Ele pode dar aos dentes uma aparência amarelada e mau cheiro.

Como se livrar da placa?

Para remover a placa dental, devemos escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia. Se você está preocupado com o acúmulo de placas, considere a escovação após cada refeição ou lanche, bem como antes de dormir. Usar fio dental pelo menos uma vez por dia, e realizar uma limpeza profissional odontológica pelo menos uma vez a cada seis meses também é recomendado. [LiveScience]


Fonte:http://misteriosdomundo.com/o-que-e-placa-dentaria#ixzz2wVgJ9GFW

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.