terça-feira, 29 de outubro de 2013

Uma história de príncipes e reis. E nada de dragões.



A história da Independência do Brasil é contada em um divertido Teco-Teco.

Numa bela manhã, um formoso reino recebia ordens de um outro reino distante. Com o cair da tarde, porém, este recanto tornou-se livre como sempre sonhou... Não, não houve feitiço nenhum. Nem bruxaria. Essa história que está aí em cima aconteceu no Brasil, e portanto não inclui bruxas, feiticeiros ou dragões. Mas tinha príncipes. Bem diferentes dos contos de fada, mas eram príncipes. Um deles, de nome Pedro, estava viajando de Santos a São Paulo quando recebeu uma carta do pai, o rei de Portugal. Devia estar bem bravo: exigiu a volta do filho para casa. Não porque estava tarde, mas porque disso dependia a manutenção do poder.

Pedro não gostou nadinha da história. Estava ao lado do riacho do Ipiranga, em São Paulo, quando decidiu que promulgaria nossa independência ali mesmo. Fez um discurso rápido, levantou a espada e bradou: “Independência ou morte!”. Muita gente diz que não foi assim. Acredite quem quiser.

O fato é que, depois daquele grito (cantado até no nosso hino), o Brasil passou a não receber mais ordens de Portugal. Durante um tempo, Pedro foi rei. Depois, obedeceu o pai e voltou para casa, deixando a coroa para seu filho (outro Pedro, o segundo). Um detalhe: o menino tinha apenas 5 anos. Devia acreditar em bruxas, feiticeiros e dragões, embora nessa história não tenha dragão nenhum. Só quando completou 14 anos, pôde assumir o poder. Isso até 1889, quando outros descontentes resolveram que o País deveria ser uma República. Mas essa já é uma outra história.


“Alô, quem fala é dom Pedro 2º”
O nosso segundo rei era intelectual e curioso sobre as coisas do mundo. Falava várias línguas e se interessava pelos mais diversos assuntos. Um de seus feitos mais bacanas foi trazer os primeiros telefones ao País. Durante uma viagem aos Estados Unidos, em 1876, conheceu Alexander Graham Bell, o inventor do aparelho. Ao experimentar pela primeira vez, exclamou:

“Esta coisa fala!”. Não teve dúvidas: encomendou 100 telefones ali mesmo, fazendo do Brasil um dos primeiros países do mundo a usar a nova tecnologia.


Já pensou nisso?
Você conhece este país como Brasil, certo? Mas saiba que nosso nome completo mudou muito desde a Independência. Durante a Monarquia, éramos conhecidos como “Império do Brasil”.

Logo após a Proclamação da República, em 1889, fomos batizados de uma forma que causa estranheza: “Estados Unidos do Brasil”. Só em 1967 ficou decidido que seria adotada a forma que é utilizada até hoje: “República Federativa do Brasil”.
Fonte: www.almanaquebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.