domingo, 9 de março de 2014

Elevador Lacerda e sua história

A
Por Tasso Franco,
 jornalista e escritor.
O Elevador Lacerda é o símbolo mais representativo da Cidade de Salvador. Ele está para a capital dos baianos assim como o Cristo Redentor está para o Rio de Janeiro, a Torre Eiffel para Paris, a estátua da
Liberdade para Nova Iorque, o Coliseu para Roma e assim sucessivamente.
Tudo começou em 18 de maio de 1864, quando o governo concedeu a Thomas Wilson Alexander Messeder autorização para construírem sobre a encosta uma linha de comunicação entre as duas cidades. A construção transferida para Antônio de Lacerda, que iniciou a obra da engenhoca a partir de 1869, com o objetivo de ligar entre si as cidades baixa e alta e servir como meio de transporte à população.
A população se deslocava a pé ou usava animais entre os dois polos, até quando surgiu a ideia de construir o elevador. Duas balanças operadas por um sistema hidráulico, apelidada pelo povo de Parafusos da Conceição para conduzir pessoas. A água elevava e fazia descer as cabines com base no movimento giratório de um grande parafuso instado próximo à igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia.

Elevador em construção
Até hoje, Mário Gordilho, lembra com certo humor que seu tio-avô, o quase engenheiro Antônio de Lacerda (frequentou aulas num curso especial de engenharia mas não graduou-se), a quem chama de Toninho Lacerda, quebrou a família e a empresa Antônio de Lacerda & Cia. Com essa louca ideia de erguer o parafuso.
Mais de vinte anos depois de inaugurado e onze anos após o falecimento do quase engenheiro, em 1896, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia rebatizou-o com o nome de Antônio de Lacerda, mais tarde simplificado pelo povo para Elevador Lacerda, como é conhecido até hoje. Ao longo dos anos, o elevador tornou-se uma referência. Na década de 1930, pertencia a à Companhia Linha Circular de Carris da Bahia, quando ganhou sua feição art-decorativa (art-decô), com a construção de sua torre externa – duas cabines e o passadiço sobre a Ladeira da Montanha em concreto armado. Na década de 50, , foi incorporado ao patrimônio da Prefeitura Municipal de Salvador, ainda hoje responsável pelo seu gerenciamento.
O Elevador
Para subir ou descer o Lacerda, o população paga um valor simbólico em real, que mal cobre as despesas com a sua manutenção.
Durante anos, até que a Prefeitura construísse uma proteção de vidro no seu passadiço, era o local predileto dos suicidas. Um ponto de atração fatal. Quase mensalmente a imprensa noticiava o voo cego de algum desesperado rumo ao infinito.
Qual dos baianos ainda não fez uma viagem no Lacerda?
Em pouco menos de um minuto, o freguês chega de um ponto ao outro, percorrendo 72 metros de altura. E quanta história à vista ao sair das cabines. Na cidade alta, atinge-se o sítio histórico da Praça Municipal vendo-se à frente o Paço Municipal e o antigo Palácio do Governo, justo a área escolhida por Tomé de Souza para erguer a cidade do Salvador. Na parte baixa, descortina-se o prédio da antiga Alfândega, hoje Mercado Modelo, o mar e as fraldas da Baía de Todos os Santos, descoberta em 1501 por Américo Vespúcio, cenário do memorável conflito naval do século XVII, a invasão holandesa de 1624.
Entrar e sair do Lacerda é pisar na história. É contemplar o cenário da antiga Cidade da Bahia vendo-se o Forte do Mar, a Basílica do Senhor do Bonfim, a ilha do cacique Taparica, o convento de Santa Tereza, o solar do Unhão, enfim, é ter contato com a vida da primeira capital brasileira, a joia preciosa erguida pelos portugueses no Atlântico Sul e primeira sede do Governo Geral e do Brasil-Colônia.
Da janela da sala onde trabalho na sede da Prefeitura da cidade, observo diariamente o Lacerda, especialmente o movimento de pessoas que acessam e deixam o elevador na parte alta. Vejo a sorveteria Cubana – a mais tradicional da cidade –, que usa cadeiras de ferro com assento recoberto de lona e serve bolinhos com recheio de chocolate e milk-shake, os mesmos dos anos 50, os capoeiristas que jogam na praça, a baiana do acarajé, e ouço a sinfonia de Zezinho e sua flauta de madeira, quase todas as tardes, executando desde Tico-tico no fubá, de Zequinha de Abreu, ao Bolero de Ravel.
Toninho Lacerda tinha razão em erguer o parafuso. É o monumento mais popular da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.