quinta-feira, 27 de março de 2014

Origem dos Lemos

Terra de Lemos

galicia
Galícia
Os primeiros historiadores que falaram da "Terra de Lemos" foram Plínio, Strabón, Ptolomeo e Pomponio de Mela.
Em seus relatos, eles contam que no período de 900 a 600 antes de Cristo, ocorreu a migração da tribo Celta dos Lemavos, a qual veio a assentar-se na atual Província de Lugo, na Galícia espanhola, norte de Portugal, onde escolheram o vale do rio Cabe, um lugar estratégico pelas suas encostas protegidas, para fundar o povoado de Dactonio.
Os Lemavos pertenciam à conhecida “cultura casteña” pré-romana de corte céltico, caracterizada entre outras coisas pela construção de núcleos chamados castros, por tinos artísticos comuns, adoração dos fenômenos naturais e de divindades pancélticas como o “Dios Lug” (Deus Lugo).
Sobre os Lemavos conhece-se bem mais do que sobre os outros povos castro-romanos, devido a diversas inscrições datadas dos séculos I e II, que mencionam a existência de unidades militares romanas formadas pelos Lemavos. Em diversos momentos neste período, escritos indicam a presença da formação chamada Cohors I Lemavorum as quais foram achadas nas ruínas da colônia romana de Iulia Valentia Banasa, situada no atual Marrocos. Além desta unidade dos Lemavos, outras inscrições mencionam mais uma formação militar chamada Ala I Lemavorum que estivera no século II em diferentes zonas da península Ibérica e no norte da África. Acredita-se que a partir da vinda desta formação Lemavorum, originou-se o núcleo Fórum Lemavorum, na Gallaecia romana. Segundo historiadores, a denominação Fórum designava comunidades rurais crescidas às margens de estradas, ou nos arredores de um mercado. Portanto, este Fórum Lemavorum pode ser considerado como o embrião primitivo da chamada Terra de Lemos, região localizada atualmente no sul da província de Lugo, na Galícia Espanhola.
O nome Lemos, deriva diretamente do étnico Lemavos, o qual pode ser rastreado através de documenttos de monastérios medievais, seguindo a seguinte evolução: Lemavos > Lémaos > Lémoos > Lemos, sendo esta uma evolução totalmente regular.
Portanto, uma mutação fonética fez com que Lemavos se transformasse em Lemos, após a perda das letras av.

Monforte de Lemos
terra de lemos
Cidades da Terra de Lemos
A presença dos Beneditinos nesta área remonta ao século VIII, quando fundaram um monastério, o qual foi o ponto de partida para a construção da atual vila de Monforte de Lemos.
No século X, Dom Bermudo Ordones lutou ao lado do Rei Dom Afonso I, pela conquista de Lugo, tendo então recebido as Terras de Lemos em reconhecimento da sua valiosa contribuição.
No século XII, Froilán Diaz e sua esposa Estefanía Sánchez, então senhores de Lemos, receberam dos Condes de Galícia, Ramón de Borgoña e Dona Urraca, a autorização para fundar a vila de Monforte de Lemos.

Condado de Lemos
pmonforte4
Palácio dos Condes de Lemos
No século XII, a Família Castro, através de Gutiérrez Ruiz de Castro, assumiu o senhoria das Terras de Lemos, que tornou-se mais tarde um condado hereditário sob Henrique IV. Ginés Fernando Ruiz de Castro, XI Conde de Lemos, falecido em 1741, foi o último varão da estirpe.
Após uma série de sucessões, a partir de 1777 os Duques de Alba passaram ser também os Condes de Lemos. A atual titular do condado é Cayetana Fitz-James Stuart.

A Família no Brasil

Os Lemos estão hoje espalhados por muitos países e, no Brasil, por todos os estados.

Os muitos e diferentes ramos tiveram origem em dezenas de imigrações ao longo da história do Brasil, quer vindos diretamente de Portugal ou da Espanha, ou até mesmo de outros países para onde seus ascendentes haviam emigrado originalmente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.