quarta-feira, 26 de março de 2014

Rua Padre João Calábria - História


RUA PADRE JOÃO CALÁBRIA – Situada no bairro Nova Jerusalém, antiga rua VII, nasce nas proximidades da linha férrea, seguindo em direção oeste-leste até às terras da fazenda Extrema, paralela à rua José Almeida Barros. Denominada através da Lei Nº 1443, de 13.02.1992, registrada no livro Nº 10 da Câmara Municipal, proposição do vereador Francisco Carlos de Lima, sancionada pelo Prefeito Francisco Martins de Mesquita.
JOÃO CALÁBRIA (PADRE) – Nasceu em Verona, paróquia de Santos Apóstolos, em 08.10.1873. Órfão de pai, aos 12 anos, viveu em extrema pobreza. Tendo que trabalhar para o sustento da família, por duas vezes, interrompeu os estudos.
O Padre Pedro Scapini, reitor da Igreja de São Lourenço, ajudou-o a realizar sua vocação ao sacerdócio. Preparou-o para os exames de admissão ao II Grau no Seminário de Verona, onde foi admitido como aluno externo.
Quando servia o exercito, distinguiu-se no cuidado aos doentes, tendo a coragem de se oferecer para assistir os soldados acometidos de tifo. Ainda quando clérigo, fundou a “Pia União, para Assistência aos Doentes e Pobres”. Acolheu um menino doente, dividindo, com ele, a comida, oferecendo-lhe sua própria cama.
Em 11.08.1901, ordenou-se sacerdote e foi ser coadjutor na paróquia de Santo Estevão, em Verona. Sete anos depois, foi nomeado vigário de São Bento do Monte. Sempre amparando os desabrigados, foi aumentando o número dos abandonados que acolhia.
A Providência, apoiando o seu trabalho, designou o advogado e conde, Francisco Perez, para o auxiliar, constituindo-se assim os primeiros irmãos da Congregação religiosa que acabava de nascer. A nova sede da Providência, que se constituiu na Casa-Mãe da Obra, foi inaugurada no dia 6 de novembro de 1908. Aumentou o número de rapazes acolhido e também o dos colaboradores. Em 1932, “A Casa dos Bons Meninos” foi aprovada como “Congregação Pobres Servos da Divina Providência”.
Padre Calábria, para que os leigos participassem da evangelização, criou a “Família dos Irmãos Externos” para que cristãos, em suas famílias e desempenho de suas profissões, procurassem viver o espírito da Congregação.
Faleceu em Verona, em 04.12.1954. Suas duas congregações se expandiram, chegando ao Uruguai, Argentina, Colômbia, Angola e ao Brasil.
João Eudes Costa

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Obrigada pela visita, indique aos amigos.