sábado, 29 de março de 2014

Transposição das Águas do Rio São Francisco -Ministro diz que obra será concluída em 2015

O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, visitou ontem as obras de transposição do Rio São Francisco com uma comitiva de empresários do Ceará e do Rio Grande do Norte


O ministro Francisco Teixeira durante visita às obras de transposição em Jati, no Ceará

Bruno Cabral
Enviado a Jati(CE)
brunocabral@opovo.com.br

Durante visita às obras de transposição do Rio São Francisco, em Jati, Sul do Ceará, o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, disse que o trecho que liga o rio ao Estado, será concluído até meados de 2015. E que até o final do próximo ano, ficará pronto o trecho de ligação ao estado da Paraíba.

Além das recentes greves de operários, Teixeira atribuiu os atrasos nas obras a readequações nos contratos de licitação e às chuvas neste ano que atingiram a região do Cariri e o município de Salgueiro (PE).

Quando as obras de transposição foram iniciadas, em 2007, a previsão do Governo Federal era de que seriam finalizadas em 2012. “Tivemos a necessidade de adequar contratos. Alguns contratos não puderam ser aproveitados. E se tentou não fazer nenhum aditivo acima de 25%. Isso fez com que a gente tivesse que relicitar boa parte da obra. Licitamos trechos novos que não tinham ainda sido trabalhados. Então isso atrasou o desenvolvimento da obra”, disse Teixeira.

Quanto à greve que no início deste mês paralisou, por 15 dias, cerca de 500 trabalhadores dos lotes 6 e 7, no município de Mauriti, Teixeira disse que não interferiu no cronograma.

“O prazo de conclusão está dentro do previsto”. E que havendo mais greves o Ministério irá monitorar. Mas ressaltou que “isso é uma negociação entre os trabalhadores e as empresas”.

Comitiva
Ontem, Francisco Teixeira acompanhou uma comitiva formada por mais de 30 diretores da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), empresários de Juazeiro do Norte e do agronegócio do Ceará e Rio Grande do Norte, e de representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Pela manhã, o grupo foi às obras de transposição nos municípios de Salgueiro e Cabrobó, em Pernambuco, e no início da tarde visitaram a barragem de Jati. A visita deixou os empresários otimistas com o andamento das obras.

O presidente da Fiec, Roberto Macêdo, disse que o andamento das obras superou suas expectativas. “A gente está vendo que o ritmo é pleno, mas espero que não faltem recursos, para que essa obra possa realmente ser concluída”, disse Macêdo. “Porque isso vai dar uma garantia maior que mesmo na estiagem, nós teremos água para abastecer a população, a indústria e a agricultura irrigada”.

Para Macêdo, além dos produtores de frutas, as indústrias do Complexo Portuário do Pecém se beneficiarão de imediato das águas do SãoFrancisco. “A siderúrgica vai precisar dessa água, e muito”, disse. O presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de material Elétrico no Estado do Ceará (Simec), Ricard Pereira considerou os atrasos nas obras compreensíveis, pelo tamanho do projeto. “O que nós vimos nos deixa confiantes, mas esperamos que se cumpram os prazos”, disse.

NÚMEROS

390
cidades serão atendidas com o projeto de transposição
12
milhões de pessoas serão beneficiadas com a águas
Saiba mais

Ao todo, a Transposição do Rio São Francisco compreende 480 quilômetros de canais, sendo 260 do Eixo Norte e 220 do Eixo Leste.

De acordo com o Ministério da Integração Nacional, o projeto irá abastecer 390 cidades, e atenderá 12 milhões de pessoas do Sertão e do Agreste de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte

A Integração do rio São Francisco com bacias dos rios temporários do Semiárido será feita com a retirada contínua de 26,4 m³/s de água, sendo 16,4 m³/s para o Eixo Norte e 10 m³/s para o Eixo Leste.

O volume é equivalente a 1,42% da vazão garantida pela barragem de Sobradinho (1850 m³/s).

O projeto é hoje a maior obra de infraestrutura hídrica para usos múltiplos executada diretamente pelo Governo Federal. O investimento é de R$ 8,2 bilhões.

Atualmente, a obra emprega mais de 9,2 mil trabalhadores
Fonte:http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2014/03/29/noticiasjornaleconomia,3228018/ministro-diz-que-obra-sera-concluida-em-2015.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.