quarta-feira, 23 de abril de 2014

Médicos Sem Fronteiras- Como eles atuam? Você sabia?

Blog de cienciaemtudo :Amo Biologia, Médicos Sem Fronteiras- Como eles atuam? Você sabia?

Médicos Sem Fronteiras é uma organização médico-humanitária internacional, independente e comprometida em levar ajuda às pessoas que mais precisam. Também é missão de MSF tornar públicas as situações enfrentadas pelas populações atendidas.
São cerca de 30 mil profissionais de diferentes áreas, espalhados por mais de 60 países, atuando diariamente em situações de desastres naturais, fome, conflitos, epidemias e combate a doenças negligenciadas.
A organização foi criada em 1971, na França, por jovens médicos e jornalistas, que atuaram como voluntários no fim dos anos 60 em Biafra, na Nigéria. Enquanto a equipe médica socorria vítimas em uma brutal guerra civil, o grupo percebeu as limitações da ajuda humanitária internacional: a dificuldade de acesso ao local e os entraves burocráticos e políticos faziam com que muitos se calassem frente aos fatos testemunhados.
MSF surge, então, como uma organização médico-humanitária que associa socorro médico e testemunho em favor das populações em risco.
Médicos Sem Fronteiras desenvolve seu trabalho com base em princípios humanitários, como imparcialidade e neutralidade, e da ética médica. A organização tem o compromisso de levar cuidados médicos de qualidade a quem necessita, sem distinção de raça, religião ou convicção política.
MSF é uma iniciativa independente de governos. E, antes de iniciar uma missão, cada equipe realiza uma avaliação no campo para verificar as reais necessidades das populações locais. A chave para que MSF atue com independência é sua origem financeira: 90% dos fundos da organização são provenientes de contribuições privadas.

Sua Identidade
MSF é neutra. A organização não toma partido em conflitos armados, fornece cuidados de acordo com as necessidades básicas de cada população e luta pelo crescimento do acesso a vítimas de conflitos conforme regem as leis humanitárias internacionais.
Os princípios de ação de MSF estão descritos em sua Carta de Princípios, criada em 1971 para estruturar as atividades da organização. Para ler a carta clique no link no final do post.
Em seu trabalho de campo, as equipes de MSF são constantemente frustradas pela falta de tecnologias adequadas para oferecer um tratamento de qualidade aos nossos pacientes. Como resposta, a organização criou, em 1999, a Campanha de Acesso a Medicamentos Essenciais para melhorar o acesso às tecnologias existentes (medicamentos, métodos de diagnóstico e vacinas) e para estimular o desenvolvimento de novas ferramentas urgentemente necessárias nos países em que MSF trabalha.
Em nosso trabalho, enfrentamos dois grandes desafios: o alto custo dos medicamentos existentes e a falta de tratamento para muitas das doenças que afetam nossos pacientes.
Blog de cienciaemtudo : Amo Biologia, Médicos Sem Fronteiras- Como eles atuam? Você sabia?


Blog de cienciaemtudo : Amo Biologia, Médicos Sem Fronteiras- Como eles atuam? Você sabia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.