quinta-feira, 24 de abril de 2014

Memorial terá biblioteca temática sobre Conselheiro.




O Memorial Antônio Conselheiro passará por reformas, alguns pequenos ajustes já estão se iniciando, o Secretário de Cultura de Quixeramobim, Everardo Junior esteve em Fortaleza em reunião com o arquiteto Fausto Nilo que projetou originalmente o espaço, no objetivo de convidá-lo, para que o mesmo acompanhasse e orientasse essas novas intervenções. As estátuas representando os conselheiristas, que sofreram diversos vandalismos, estão sendo restauradas por artistas locais, respeitando o traço original do Mestre Manuel Graciano, um dos escultores mais celebrados do Ceará.
Dentro desse contexto, além da revitalização do espaço como Centro Cultural, o Memorial está sendo preparado também para receber e se transformar em um importante centro de documentação. Uma primeira demanda dos volumes que comporão esse acervo do Centro de Documentação/Biblioteca especializada sobre o tema Conselheiro/Canudos já foi enviada ao município de Quixeramobim direto do Rio de Janeiro, através de um contato inicial do prof. Danilo Patrício, membro da ONG IPHANAQ, com o Prof. Paulo Emilio Matos renomado pesquisador do assunto. São cerca de 30 exemplares (Folhetos, artigos e alguns livros raros, outros com edição esgotada) que darão o pontapé inicial para montagem do referido Arquivo/ Centro de Documentação. Outros pesquisadores já demonstram também interesse em doar seus acervos para o centro.
"Os meus familiares estão informados de que, na minha falta, deverão doar ao referido Arquivo/Centro de Documentação a minha biblioteca sobre a temática, incluindo recortes de periódico, artigos, livros, gravuras, teses, documentos e registros fonográficos". Ressalta empolgado, professor Paulo Emílio.
Fonte:http://www.quixeramobim.ce.gov.br/noticias/memorial-tera-biblioteca-tematica-sobre-conselheiro/3854

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.