sábado, 12 de abril de 2014

Ministério Público pode instaurar inquérito contra hospital municipal

Em setembro de 2013, o MPF sugeriu até o fechamento da unidade de atendimento ambulatorial

A unidade passa por serviços de reforma, mas continua atendendo aos usuários
fotos: Elizângela Santos
Image-1-Artigo-1582571-1
Além do mau atendimento, também há denúncias de falta de medicamentos. Enquanto isso, a Prefeitura Municipal vem mantendo entendimentos para a construção de um novo hospital no município
Juazeiro do Norte. A crise na saúde em hospitais do Cariri tem chamado a atenção do Ministério Público, que está analisando a situação dos equipamentos, se poderão ou não continuar em funcionamento, além de denúncias de mau atendimento, falta de humanização nos serviços, e também o desabastecimento de medicações, em municípios da região.
Em Juazeiro do Norte, o Ministério Público Federal (MPF), poderá propor a instauração de um Inquérito Civil Público contra o Hospital Tasso Ribeiro Jereissati, mais conhecido como Estefânia Rocha Lima. Em setembro do ano passado, o MPF sugeriu até o fechamento da unidade de atendimento ambulatorial, que não tinha sequer o credenciamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e registro no Ministério da Saúde. Mais recentemente, o local recebeu técnicos do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), que recomendaram o fechamento da unidade. O relatório foi fechado há mais de 15 dias e repassado para o MPF.
A procuradoria do MPF está avaliando a proposta de instauração do inquérito civil, juntando à documentação apurada o relatório do Denasus. Por outro lado, vereadores do município denunciam irregularidades na reforma e pintura do hospital, que vem sendo feita após recomendações do Ministério Público, depois da audiência realizada em 2013.
Segundo a direção do hospital, os trabalhos vêm sendo feitos dentro do prazo de 90 dias e vários equipamentos estão sendo comprados, inclusive para colocar em funcionamento áreas antes desativadas, além de ativar a sala de raio-x, sem condições de atendimento. A queixa dos vereadores é que devem ser apuradas as compras do material, alguns deles consideram de qualidade duvidosa, como as portas e fechaduras.
Fonte:http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/suplementos/cariri-regional/ministerio-publico-pode-instaurar-inquerito-contra-hospital-municipal-1.971884

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.