quarta-feira, 23 de abril de 2014

Você sabia?



Qual a origem do dia de finados?

Blog de cienciaemtudo : Amo Biologia, Qual a origem do dia de finados?
O dia 2 de novembro celebra-se uma tradição religiosa iniciada em 998 depois de Cristo (d.C.), introduzida por Odílio, um abade do mosteiro beneditino de Cluny, na França. Ele ordenou que os monges orassem por todos os mortos, mas foi apenas 4 séculos depois que a data foi inserida no calendário católico, por meio de um papa.

Mas é a partir do século 5 que a Igreja Católica passa a dedicar um dia por ano aos mortos. Segundo a tradição, o Dia de Todos os Santos, comemorado em 1º de novembro, celebra as pessoas que morreram em “estado de graça”, que fizeram o bem enquanto estiveram vivos; já no Dia de Finados prestam-se solenidades a mortos que se encontram em um estado de "purificação", e por isso seria necessária a realização de ritos.


Cultura celta
No entanto, estima-se que a origem mais provável não venha do catolicismo e sim da cultura celta– um povo que vivia na Europa, mas que a partir de 1900 a 600 antes de Cristo (a.C.) ocupou diversos outros lugares.

Os celtas são conhecidos por diferentes nomes, indicados de acordo com os lugares onde viveram. Por exemplo, na Península Ibérica, eles eram os celtiberos; na França, os gauleses; na Grã Bretanha, os bretões; e o mais interessante: na Turquia, os gálatas. Não se admire que seja esse o motivo de o apóstolo Paulo falar tanto, na sua epístola aos gálatas, sobre idolatria, prostituição, bebedices, feitiçarias e outras “concupiscências da carne”.
Paulo citou esses comportamentos porque os celtas costumavam venerar as forças da natureza, a qual era tida como "deusa-mãe". Além de adorarem diversos ídolos de animais e várias divindades diferentes e realizarem ritos místicos durante o ano, entre eles, celebrações pelo fim de um ciclo de colheitas e início de outro, respectivamente em 31 de outubro e 1ºde novembro.
Eles criam que na festa de 1º de novembro – quando se iniciava o novo ciclo de produção– era o momento de aproximação entre “almas encarnadas e desencarnadas”, estando essas últimas aguardando purificação no Purgatório. Devido a isso, levavam para a celebração velas ou algum tipo de luminária feita de bambu. Daí, pesquisas apontam que o catolicismo tenha aderido à data como sendo o Dia de Todos os Santos (honrando as almas de todos os mortos), e o dia 2 do mesmo mês como sendo o Dia de Finados, celebrando-se as pessoas queridas que morreram.

Mas, qual a razão da religião católica aderir à cultura dos povos celtas? Acontece que o Império Romano, apesar de muito rico em armas e estratégias de guerra, era muito pobre em intelectualidade, por isso algumas culturas, entre elas a celta, se misturaram ao poderio romano, expandindo-se e formando o que é hoje a sede da Igreja Católica, no Vaticano.


Blog de cienciaemtudo : Amo Biologia, Qual a origem do dia de finados?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.