quinta-feira, 8 de maio de 2014

As doenças que os pássaros podem transmitir para os humanos


As aves podem ser portadoras de microorganismos causadores de problemas de saúde graves em humanos. Para evitar qualquer problema com você e sua ave, é importante saber sobre as medidas para evitar a ocorrência de qualquer contaminação!
As aves podem transmitir algumas doenças aos humanos, que são as zoonoses. Ao comprar uma ave, é essencial saber a sua origem. A grande maioria dos casos de zoonoses transmitidas de aves para humanos têm relação com o manejo inadequado no criatório ou mesmo no estabelecimento comercial onde ela foi adquirida: a ave já vai para a sua casa como portadora de um microorganismo potencialmente perigoso!
(Imagem: Shutterstock)
Doenças como a ornitose (neste artigo do AgendaPet você pode saber mais), que é a uma principais doenças transmitidas pelas aves domésticas, podem ser transmitida por qualquer espécie doméstica de ave: periquitos, araras e até mesmo galinhas.
Bactérias como algumas das espécies de Salmonellas e a Escherichia coli podem ser transmitidas pelas aves através de suas fezes. Ao contaminar o humano, irá causar problemas intestinais e diarreias. Por isso, depois de mexer com sua ave ou na gaiola é importante sempre lavar as mãos!
(Imagem: Shutterstock)
Existem algumas zoonoses causadas por fungos, chamadas de histoplasmose e criptococose. Essas são transmitidas pelos pombos para humanos e outras aves. Causam um quadro de pneumonia atípico e crônico, que exige tratamento médico, normalmente por um tempo bastante longo.
Crianças, idosos e pessoas que estão com o seu sistema imunológico comprometido devem ter atenção redobrada ao lidar diretamente com aves!
Para evitar essas doenças em seu lar, é primordial adquirir aves em criatórios adotem as boas práticas de higiene e manejo, o que inclui a vacinação e garantia de que os reprodutores não são portadores de potenciais causadores de doenças infecciosas.
Mantenha sempre limpo o local onde sua ave fica. Não deixe as fezes e penas acumularem. Mantenha os comedouros, bebedouros e poleiros limpos diariamente. Essas atitudes são cruciais para a boa saúde da ave e a sua também!

Fonte:http://www.agendapet.com.br/2013/09/quais-sao-as-doencas-que-os-passaros-podem-transmitir-para-os-humanos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.