quarta-feira, 28 de maio de 2014

Cientistas recuperam a memória de ratos com Alzheimer


Objetivo dos pesquisadores é tentar evitar a perda de memória em pacientes que possuem a doença; investigação é feita em ratos geneticamente modificados

Cientistas espanhóis, que fazem pesquisas sobre o Alzheimer com ratos de laboratórios, descobriram uma maneira de fazer os animais recuperarem a memória perdida no início da doença. As informações são do jornal El País.
Segundo a publicação, o cientista Carlos Saura e seus colegas do Instituto de Neurociências da Universidade Autônoma de Barcelona têm feito uma pesquisa com ratos modificados geneticamente para possuírem em seus cérebros elevados níveis da proteína beta-amilóide, presente em pacientes que possuem a doença.
Com o tratamento, os pesquisadores conseguiram reverter a perda de memória causada pela presença de tal proteína. Nos ratos, o procedimento se dá por meio de uma injeção química em uma parte específica do cérebro. Para os humanos, os cientistas trabalham em uma solução oral.
Ratos de laboratório foram geneticamente modificados para possuírem as mesmas características que as pessoas com Alzheimer, em relação à memória 
Foto: Shutterstock

A próxima meta dos pesquisadores do instituto é descobrir se o tratamento ajuda a eliminar totalmente a perda de memória, inclusive em casos avançados da doença. 

Fonte: noticias.terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.