domingo, 8 de junho de 2014

Em 18 meses São Paulo terá 400 km de ciclovias


400km
Nesta quarta-feira (4) o secretário de Transportes Jalmir Tatto anunciou que a
cidade de São Paulo ganhará mais 400 Km de ciclovias até o fim de 2016. Atualmente, a cidade conta com 63 Km de vias segregadas exclusivamente para ciclistas.
As novas vias serão caracterizadas pela segregação física das pistas destinadas ao uso de bicicletas, com sinalização vertical, horizontal e pintura de solo. Lembrando que no início da atual gestão a prefeitura previu criar uma rede de 400km de vias cicláveis (ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas).
Segundo Jalmir Tatto: “Hoje, temos 21 Km de ciclovias em construção nas avenidas Cruzeiro do Sul, Eliseu de Almeida, no bairro Jardim Helena (Zona Leste) e em Parelheiros (Zona Sul), queremos, e vamos, fazer muito mais”; e acrescentou que a extensão pretendida de 400 Km se somará aos 150 km de ciclovias previstas para serem implantadas junto aos futuros corredores de ônibus.
Os novos percursos deverão ser espalhados pela cidade conectados com outros modais de transporte, como terminais de ônibus, equipamentos públicos, escolas, praças, parques e locais de trabalho. Nos projetos concebidos pela área de planejamento cicloviário da CET, o custo por quilômetro está estimado em R$ 200 mil. No total, o investimento será da ordem de R$ 80 milhões.
As diretrizes para ciclovias seguirão o “padrão CET”. Como a ciclovia será sinalizada na via pública, e não nas calçadas, terão que ser removidas vagas de estacionamento nas vias contempladas pelo projeto. Se estima que desaparecerão de 30 a 40 mil vagas de estacionamento que darão lugar às ciclovias; estas serão implantadas no lado esquerdo por questão de segurança. A prioridade continua sendo o pedestre, seguido pelo transporte coletivo e, agora, o estímulo será mais intensivo ao uso da bicicleta como meio de transporte.
As primeiras vias a receberem um trecho de ciclovia no novo padrão CET (Projeto Piloto) estão localizadas na região central de São Paulo: o Largo do Paissandu, a Rua Antônio de Godoi, a Av. Cásper Líbero e a Rua Mauá vão compor o trajeto de 1,6 Km de ciclovia, ligando o Paissandu à Sala São Paulo. Esses 1,6 Km serão sinalizados nesta semana e deverão ser abertos no próximo sábado, dia 7.
Fonte: Portal da Prefeitura de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.