domingo, 8 de junho de 2014

Em Foz do Iguaçu, vazão dez vezes acima do normal interdita passarela das Cataratas

Em 12 horas, volume subiu de 4,1 para 14,4 milhões de litros por segundo.

Aumento se deve às fortes chuvas que atingem o Paraná desde sábado (7).

Do G1 PR, em Foz do Iguaçu
Às 16h, vazão nas Cataratas do Iguaçu passava dos 14,4 milhões de litros de água por segundo, quase dez vezes o volume normal de 1,5 milhão de l/s (Foto: Cataratas do Iguaçu S.A. / Divulgação)Às 16h, vazão nas Cataratas do Iguaçu passava dos 14,4 milhões de litros de água por segundo, quase dez vezes o volume normal de 1,5 milhão de l/s (Foto: Cataratas do Iguaçu S.A. / Divulgação)
O volume de água nas Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, ficou quase dez vezes acima do normal neste domingo (8). De acordo com o monitoramento hidrológico do Rio Iguaçu feito pela Copel, em 12 horas a vazão no atrativo subiu de 4,1 milhões para 14,4 milhões de litros de água por segundo. Por medida de segurança, a direção do Parque Nacional do Iguaçu (PNI) decidiu interditar a passarela que leva aos principais saltos por volta das 15h, quando a vazão já havia passado dos 12 milhões de l/s. O passeio de barco pelo rio abaixo das quedas também precisou ser suspenso.
Por medida de segurança, grades da passarela tiveram de ser retiradas (Foto: Cataratas do Iguaçu S.A. / Divulgação)Grades tiveram de ser retiradas e passarela interditada
(Foto: Cataratas do Iguaçu S.A. / Divulgação)
Segundo o balanço da Defesa Civil Estadual divulgado às 15h deste domingo, o número de pessoas afetadas passava de 43 mil e o de desabrigadas chegava a 768. Conforme o levantamento, os prejuízos foram causados por alagamentos e destelhamentos, além de falta de energia elétrica e água. Ao todo, foram duas mortes em Medianeira, uma em Sulina, uma em Laranjeiras do Sul, três em Guarapuava e uma em Campina do Simão. As fortes chuvas que atingem o estado desde sábado (7) também causou interdições em várias rodovias estaduais e federais.
Fonte:http://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2014/06/vazao-dez-vezes-acima-do-normal-interdita-passarela-das-cataratas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.