domingo, 20 de julho de 2014

Gripe pode ser evitada com medidas simples de higienização

Crédito: Arman Zhenikeyev/ CorbisCrédito: Arman Zhenikeyev/ CorbisNo inverno a população deve ficar atenta às doenças respiratórias. Adotar medidas de prevenção é a melhor maneira de evitar desconfortos e problemas de saúde, mantendo uma vida saudável mesmo nesse período. Hábitos simples de higiene são importantes para prevenção, já que alguns vírus, como o da influenza, permanecem vivos no ambiente por até 72 horas e, em superfícies como corrimões, maçanetas e torneiras, por até 10 horas.
A concentração de pessoas em ambientes fechados favorece a circulação de diversos tipos de vírus respiratórios. Além disso, as mãos também são responsáveis por boa parte das contaminações, como explica o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa: “É comum a pessoa cobrir com a mão a tosse ou o espirro e depois tocar numa maçaneta, num botão de elevador, num corrimão, e outra pessoa que toca na mesma superfície pode se contaminar. Deve-se sempre proteger a tosse ou o espirro com o lenço descartável e não com a mão. Se a pessoa não tiver lenço é melhor proteger com a dobra do braço porque pelo menos não contamina a mão e não transmite a doença”, explica.
A melhor maneira de se evitar a gripe é praticando uma boa higiene. Dicas simples podem fazer muita diferença. Veja quais são:
  • lavar as mãos com água morna e sabão
  • evitar o contato com qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando
  • se estiver gripado, você pode evitar a contaminação de outras pessoas ficando em casa até que esteja se sentindo melhor, cobrindo a boca e o nariz com um lenço toda vez que tossir ou espirrar, lavando bem as mãos com água morna e sabão se as tiver usado para cobrir a boca ao espirrar ou tossir.
  • Fonte:http://www.blog.saude.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.