quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Anvisa suspende venda de lotes de paracetamol e de outros cinco remédios

A suspensão aconteceu quando consumidores dos medicamentos relataram que as embalagens apresentavam outros medicamentos, além de objetos como parafusos


Além dos lotes de paracetamol, mais cinco remédios foram suspensos pela Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quarta-feira, 20, a suspensão da venda e distribuição de lotes de seis medicamentos de paracetamol, cetoconazol, nistatina, atorvastatina cálcica, Tabine e tamsulon.
A suspensão aconteceu quando consumidores dos medicamentos relataram que as embalagens apresentavam outros medicamentos, além de objetos como parafusos. As resoluções foram publicadas no Diário Oficial da União.
Confira quais medicamentos foram suspensos:

Paracetamol
O lote 1998101, validade em 11/2015, do medicamento Paracetamol 500 mg, comprimido, produzido pelo Laboratório Teuto Brasileiro S.A., foi suspenso após denúncia feita ao Procon. De acordo com o órgão, um consumidor identificou um parafuso no lugar do comprimido.O produto foi distribuído em Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia.
Cetoconazol
O lote 1048105, validade 06/2015, do medicamento Cetoconazol 200mg, comprimido, produzido pelo Laboratório Teuto Brasileiro S.A, também foi suspenso. A proibição correu após queixa de consumidor ao SAC. Na denúncia o usuário informou que encontrou um blister de outro produto. O lote suspenso havia sido distribuído para Goiás, Amazonas, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo.
Nistantina creme vaginal
O lote 8910019, validade para 02/2016, do medicamento Nistatina 25.000 UI/g, 60g, foi suspenso após reclamação de um consumidor junto ao SAC do Laboratório Teuto Brasileiro S.A. O usuário relatou que, na cartonagem do medicamento, havia outro produto, o neomicina+bacitracina. Os lotes suspensos foram distribuídos no Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais e São Paulo.
Atorvastatina Cálcica
A suspensão do medicamento Atorvastatina Cálcica, comprimido, produzido pelo Laboratório Teuto Brasileiro S.A e com embalagens indicando concentrações de 10 e 20 mg. O medicamento é indicado para tratamento da hipercolesterolemia (ou aumento da quantidade de colesterol no sangue). Com a denúncia feira ao SAC o usuário encontrou dentro da embalagem do produto de concentração 20 mg, o produto de concentração 10 mg. O lote com problemas havia sido enviado para o Distrito Federal, Pará e Paraná
Tabine (Citarabina)
A venda do remédio Tabine (citarabina), da empresa Meizler UCB Biopharma S.A, também foi suspensa. Ao todo, foram suspensos treze lotes do produto, indicado para o tratamento de leucemias agudas não linfocíticas. A análise laboratorial detectou resultados fora de especificação para teor de princípio ativo durante os estudos de estabilidade. Esse fato pode indicar uma redução do prazo de validade indicado na embalagem do medicamento
Tamsulom
O lote 86119 do medicamento Tamsulom (cloridrato de tansulosina), da empresa Zodiac Produtos Farmacêuticos S.A, foi suspenso após a empresa identificar que a embalagem secundária – ou interna – desse lote consta data de validade 06/2015, quando, na realidade, o lote é válido somente até 06/2014. O medicamento é usado para tratamento de hiperplasia da próstata.
Compressa de Gaze Cirúrgica Neve Estéril
O lote 5954, validade 09/2018, da Compressa de Gaze Cirúrgica Neve Estéril, fabricado pela empresa Neve Indústria e Comércio de Produtos Cirúrgicos Ltda, foi suspenso após serecnotrado à presença de corpo estranho de coloração escura no interior da embalagem.

Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.