quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Compressa fria e quente contra a inflamação!

Batida, lesão, inchaço, vermelhidão: será que não existe uma receitinha caseira para aliviar a dor e prevenir a inflamação?

As compressas quente e fria podem ser excelentes analgésicos locais: diminuem o inchaço e facilitam a circulação do sangue na região afetada. O resultado pode ser quase imediato! Neste artigo, mostramos para você qual das compressas pode ser usada para o seu problema e quais cuidados é preciso tomar com elas.

Compressa fria

A compressa fria é ideal após quedas, pancadas ou lesões nas articulações, sendo recomendada nas primeiras 48 horas após o trauma.
Este tipo de trauma pode romper alguns vasos, deixando vazar sangue (formando hematomas que causam vermelhidão) ou linfa (formando edemas que causam inchaço). A compressa fria faz os vasos se contraírem, propiciando uma diminuição nos fluidos e acúmulos de líquido.

Modo de fazer

Você precisa de água gelada, de uma bolsa de plástico (vendida em farmácia) ou de um pano de mesa (ou flanela), se não encontrar a bolsa. Coloque a água gelada na bolsa ou umedeça o pano com água gelada. Coloque a bolsa ou o pano sobre a região afetada do corpo por 5 minutos. Repita este procedimento três vezes ao dia.

Compressa quente

A compressa quente é importante em situações infecciosas como pus, furúnculo, terçol, etc. Ajuda a diminuir os edemas e hematomas que se formaram até 48 h após o trauma. A água quente tem uma função contrária à da fria: dilata os vasos, facilitando a circulação do sangue. Esse efeito diminui o processo inflamatório.
A compressa quente proporciona também relaxamento muscular, o que a torna ideal para tratar dores como torcicolos. Pode ser usada ainda para aliviar desconfortos comuns como dor de dente e cólicas abdominais provocadas pela TPM.

Modo de fazer

Primeiro, aqueça a água. Quando começar a ferver, coloque-a em uma bolsa térmica (encontrada em farmácia) ou umedeça um pano com água quente. Coloque o pano ou a bolsa sobre o local afetado por 5 minutos. Repita o procedimento três vezes ao dia.

Cuidados importantes

Fique sempre atenta com o uso da compressa quente e fria. Apesar de criar um real alívio, ambas podem machucar as peles sensíveis e, dependendo da temperatura, podem provocar queimaduras. Portanto, respeite bem os tempos de aplicação indicados acima e sempre teste a temperatura do pano ou da bolsa de água em uma pequena parte do corpo antes da aplicação na parte afetada.
Lembre-se também que o uso de compressa não substitui uma consulta médica. Se o seu problema não melhorar no dia seguinte ao uso da compressa, direcione-se a um especialista que recomendará os cuidados necessários.
Artigo escrito com a consultoria de Jó Ferreira, Terapeuta Corporal Sistêmico
Fonte:http://lar-natural.com.br/remedios-naturais-contra-o-hpv/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.