terça-feira, 28 de outubro de 2014

Escritores comemoram dois anos de fundação de Academia de Letras


AQL - ANIVERSÁRIO DE DOIS ANOS (52)
Quixadá
Atualmente com 24 membros a Academia Quixadaense de Letras (AQL) comemorou na noite desta segunda-feira, 27, o seu segundo aniversário de fundação. A solenidade foi realizada no auditório da Escola Municipal José Jucá. O evento contou com a presença da maioria dos associados e dezenas de convidados. Na oportunidade o presidente, escritor João Eudes Costa, destacou a importância da instituição para a riqueza cultural da região.
Na abertura da solenidade, o radialista Wanderley Barbosa fez a leitura da crônica “Quixadá, minha musa, minha paixão”, de João Eudes Costa, em homenagem aos 144 anos de emancipação política de Quixadá e a ONG Grão de Mostarda apresentou a peça “O Brasil de hoje” e o secretário de Educação do Município, professor Antônio Martins fez a saudação aos acadêmicos literários.
Apesar da comemoração a direção da AQL não escondeu a frustração de não estar realizando a festa em uma sede própria. No dia 6 de setembro deste ano, a Academia foi desalojada das dependências da antiga estação ferroviária de Quixadá, de imensa importância histórica para a cidade, em razão de imposições do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), impedindo a continuidade das ações da AQL.
A Academia Quixadaense de Letras foi fundada no dia 27 de outubro de 2012, data do aniversário de emancipação deste município do Sertão Central. A ideia de criar a academia surgiu a partir de reuniões do escritor João Eudes Costa e do amigo radialista Wanderley Barbosa. A esposa de João Eudes Costa, Angela Borges, também participou diretamente da criação da Academia. Uma filha do casal, Bruna Costa, também é escritora.
Além de Bruna e do pai, o ex-governador Lúcio Alcântara, os professores Francisco Carlos Carvalho da Silva, Maria Angélica Nogueira Bezerra, Maria das Graças Ferreira Lima, Gilnei Neves Nepomuceno, Francisco Jardes Nobre de Araújo, Maria Zeneida Costa e Bruno Paulino, a historiadora Elisângela Martins da Silva Cruz, o coronel do Exército João Xavier de Holanda, o coronel da Polícia Militar Adail Bessa de Queiroz, o médico Manoel Dias da Fonseca Neto, o economista José Nilson Ferreira Gomes Filho, o cineasta Antonio Clébio Viriato Ribeiro, o juiz federal Marcos Mairton da Silva e ainda José Anízio, Antonio Weimar Gomes dos Santos, Ana Carolina de Holanda Pavão Santana e Sebastião Diógenes Pinheiro são Imortais da AQL.
Fonte:http://blogs.diariodonordeste.com.br/sertaocentral/literatura/imortais-de-quixada-escritores-comemoram-dois-anos-de-fundacao-de-academia-de-letras/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.