sábado, 6 de dezembro de 2014

Câmara Municipal de Salvador - Bahia

Memorial da Câmara

A Câmara Municipal de Salvador é a segunda mais antiga do Brasil, atrás apenas da de São Vicente, em São Paulo. Mas foi, durante muito tempo, a mais importante do país: nasceu juntamente com a cidade, em 1949, na sua atual localização, a Praça Tomé de Souza, primeiro espaço criado nas Américas para concentrar os principais prédios da administração pública.


Antes, as câmaras municipais praticamente administravam as cidades, concentrando os poderes executivo, legislativo e judiciário: deliberavam sobre vários aspectos da vida urbana, como o trabalho, o abastecimento, a saúde e higiene públicas, além de serem responsáveis pela aplicação da justiça comum. Essas atribuições só foram perdidas a partir do período republicano, quando as câmaras se tornaram o que são hoje: o espaço de representação política da sociedade.

Plenário da Câmara Municipal de Salvador

O primeiro prédio da Câmara Municipal de Salvador, então chamada Casa de Câmara e Cadeia, foi de taipa e palha. Dois anos depois, foi construído um novo prédio, com pedra, cal, barro e telhas. Em 1660, foi construído um prédio imponente, de acordo com as nobres atribuições da Casa. Com a colocação de uma torre, em 1696, a Câmara passou a ter a sua atual estrutura arquitetônica, sendo hoje um dos mais importantes exemplares da arquitetura colonial portuguesa.

O Memorial da Câmara Municipal de Salvador foi criado pelo Decreto Legislativo n° 855 de 10 de outubro de 1997 e aberto ao público em 2001. Museu público e sem fins lucrativos de responsabilidade desta Casa Legislativa, é dedicado à preservação e divulgação da memória histórica e cultural da instituição, assim como da cidade do Salvador, através de seu acervo documental, iconográfico e mobiliário.
Em 29 de dezembro de 2010, o Memorial foi reinaugurado com um trabalho de revitalização do seu espaço.


O núcleo inicial do Memorial foi a Pinacoteca do Paço Municipal, composta, em sua maioria, por retratos de personalidades históricas de Salvador, pintados por artistas renomados como: Lopes Rodrigues, Presciliano Silva, Alberto Valença, Victor Meireles, Henrique Passos, Carlos Bastos e Floriano Teixeira.


Além dos retratos, também fazem parte do acervo alguns exemplares de mobiliário do século XIX, uma urna de prata trazida de Portugal, medalhas e condecorações, achados arqueológicos, fotografias e réplicas de cerâmicas indígenas doadas pela Associação de Ceramistas da Bahia.


O Memorial da Câmara Municipal de Salvador é um espaço voltado para diversos públicos. Sua missão é contribuir para a aproximação da população com o patrimônio histórico e a memória cultural da cidade, através de ações que evidenciem a importância de Salvador e de seu poder municipal no contexto da história do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.