quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Brasileiro preso por tráfico será executado neste sábado na Indonésia

Desde que foi preso em 2004, Marcos Archer Cardoso Moreira já teve dois pedidos de clemência negados

Marco Archer (à direita) junto com seu advogado; o brasileiro será executado na noite de sábado (17) na Indonésia
Divulgação
Nesta quarta-feira (14), o governo indonésio informou que o brasileiro Marcos Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, será executado na noite de sábado (17) - no meio da tarde no horário de Brasília. Marco foi condenado em 2004 por tentar entrar em aeroporto indonésio com 13,4 kg de cocaína, que estavam escondidos em tubos de uma asa-delta. Desde então ele se encontra preso no país e já teve dois pedidos de clemência negados.
A informação da execução foi concedida ao jornal Folha de S. Paulo por Tony Spontana, porta-voz da Procuradoria-Geral da Indonésia, órgão responsável por realizar esse tipo de execução. Tanto Marco como o Itamaraty já foram informados e a execução, que se dá por fuzilamento, pode ser a primeira de um brasileiro no exterior.
Ainda nesta quarta (14), Marco Archer foi retirado da prisão de Pasir Putih, próximo a capital Jacarta, e foi levado para outra unidade. Tudo como parte do processo de preparação para a execução. Segundo o advogado pago pelo governo brasileiro para deferder Marco, Utomo Karim, ele deverá ficar isolado até o momento do fuzilamento. Segundo karim, o brasileiro ficou "chocado" ao saber do que irá acontecer.
Sem pais, que já morreram, e sem filhos, Marco receberá a visita de uma tia, que teve que antecipar a viagem para vê-lo. Para o advogado, a única medida que pode evitar o fuzilamento do brasileiro é o contato direto da presidente Dilma Rousseff com o presidente indonésio Joko Widodo, que até agora não respondeu os pedidos de contatos feitos pelo Brasil. Amigos do brasileiro fazem campanha nas redes sociais pedindo que a execução seja cancelada.
Outro caso
Outro brasileiro também foi condenado à pena de morte na Indonésia. O paranaense Rodrigo Muxfeldt Gularte, de 42 anos, também foi condenado à pena de morte por tráfico de drogas e já teve seu pedido de clemência negado pelo presidente do país Joko Widodo.
Tráfico na Indonésia
Ao assumir a presidência em outubro, Joko Widodo prometeu executar todos os traficantes condenados no país e, até o momento, possui o apoio amplamente favorável da população.
Atualmente a Indonésia tem 64 presos no corredor da morte e desde 2001, das 27 pessoas executadas, sete estavam presas por tráfico. O último fuzilamento ocorreu em 2013, com cinco pessoas mortas. Entidades de defesa dos direitos humanos como a Imparsial defendem que as penas de morte não diminuem os casos de tráfico de drogas
Fonte:http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/internacional/online/brasileiro-preso-por-trafico-sera-executado-neste-sabado-na-indonesia-1.1197811

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.