segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Oito coisas que você não sabia sobre seu sono

Sonecas de seis minutos descansam. Comer queijo afeta os sonhos. E sono 'placebo' funciona

 (Foto: Laura Mary/Flickr/Creative Commons)
A ciência sempre desconfiou que o sono fosse pior durante a lua cheia porque há vários registros de reclamações do tipo, mas só um estudo recente achou uma relação real entre os ciclos lunares e o sono. No estudo, detectou-se que durante a Lua cheia, a atividade cerebral relacionada ao sono profundo caiu 30%, as pessoas demoram mais pra dormir e dormem por cerca de 20 minutos menos.
A hipótese é que nosso corpo possa ter uma espécie de relógio lunar que afete nossos ciclos hormonais de alguma maneira que a ciência ainda não entende.
Sono placebo funciona
Se você acha que dormiu bem, seu dia será melhor, mesmo que na média seu sono tenha sido igual a qualquer outro dia.
Em um estudo recente, cientistas descobriram que se você acredita que dormiu bem, você tem um dia melhor. No estudo, pesquisadores fingiram registrar a atividade cerebral das pessoas durante o sono mas e disseram a algumas delas - aleatoriamente - que elas tinham dormido bem. As pessoas que receberam essa informação foram melhor em um teste cognitivo no dia seguinte.
Durma mal, coma pior
Dormir mal aumenta suas chances de querer comer o que não deve. Esse estudo de 2013 identificou que, depois de uma noite de sono complicada, há mais atividade cerebral nas áreas geralmente associadas com recompensas e comportamento impulsivo, o que afeta o auto controle das pessoas e as faz comer mais besteiras e junk food.
Durante o sono, memórias emocionais são catalogadas e fixadas

É importante dormir bem porque é durante o sono que nossas memórias, inclusive as emocionais, são catalogadas e fixadas ou, então, jogadas fora, se o cérebro julgar que você não precisa delas, de acordo com esse estudo aqui.
Dormir ajuda a limpar o cérebro de neurotoxinas ligadas a Alzheimer
Uma pesquisa recente trouxe a ciência mais perto de descobrir exatamente porque a gente dorme: no sono, o cérebro se enche de fluído neuro espinal, que ajuda a limpar toxinas que se acumulam durante o dia e que estão associadas ao surgimento de Alzheimer. Isso pode explicar, inclusive, porque a gente fica meio grogue quando não dorme: é como se nosso cérebro ficasse 'intoxicado'.
Soneca de seis minutos já te deixa descansado
Até uma sonequinha de seis minutos já pode melhorar sua capacidade cognitiva. Esse estudo comprovou que, diante do cansaço, sonecas de 6 minutos foram o suficiente pra deixar as pessoas mais alerta.
O cérebro de quem dorme tarde é diferente
Você gosta de ir dormir cedo ou fica acordado até tarde? Por que, dependendo da situação, seu cérebro pode ter a fisiologia diferente. Uma pesquisa mostrou que quem gosta de ir dormir tarde e de acordar tarde tem menos integridade de matéria branca em várias áreas do cérebro. E baixa integridade nessas áreas está relacionada à depressão e instabilidade cognitiva, em alguns casos - cientistas desconfiam que é porque quem gosta de ir dormir tarde acaba obrigado a acordar cedo porque é assim que a sociedade funciona, e por estarem com o cérebro sempre cansado, podem apresentar instabilidades cognitivas.

Nossos sonhos podem ser influenciados por coisas bizarras
Dormir de bruços aumenta suas chances de ter sonhos eróticos, o campo magnético da Terra pode afetar seus sonhos (quanto menos a atividade magnética, mais esquisitos os sonhos ficam, de acordo com esse estudo), comer queijo antes de dormir pode afetar seus sonhos (dependendo do tipo de queijo, inclusive). Por essa, você não esperava.
Fonte:http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2014/02/oito-coisas-que-voce-nao-sabia-sobre-seu-sono.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.