segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Confira dicas para não desperdiçar energia e evitar surpresas na conta de luz


Buscar caminhos para não exagerar no consumo de energia hoje, no Brasil, é crucial. Depois que o Governo anunciou o aumento todo o cuidado é pouco. Por isso, o Caderno Negócios conversou com um especialista e traz dicas para você não ter surpresa na hora da fatura.

“Gastar menos que o necessário é tarefa fácil, basta querer”, salienta Odailton Arruda, responsável pela Área de Eficiência Energética do Ceará (Coelce).

Para o especialista, a primeira dica é comprar sempre equipamentos que possuem selo procel classe A, nos eletrodomésticos, como ar-condicionado, geladeira, máquina de lavar roupa, entre outros. “Este selo indica o quanto é econômico. A classe A é mais econômica que o B e por aí vai”, explica.

Outro conselho é sobre as lâmpadas que iluminam as nossas residências. Na hora da compra, as LEDs podem ser mais caras, porém as lâmpadas de LEDs são mais eficientes, mais econômicas, portanto, tem um melhor custo benefício”.

O profissional fala que a pessoa também precisa usufruir corretamente dos equipamentos. “Deixar a geladeira por muito tempo aberta é errado. O correto é tirar no menor tempo possível os alimentos da geladeira”.

Outro dica é sobre o mau uso do nosso ferro de engomar roupa. “O correto é passar o maior número de peças de uma só vez. Do mesmo caso é a máquina de lavar: bote roupas até a sua capacidade máxima, pois tanto faz ela lavar dez quilos como um quilo, a energia gasta é a mesma”, salienta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.