sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

DOUTORADO ESPECIAL > Professor com deficiência visual é aprovado em seleção no RJ

UFC de Quixadá - Professor Ricardo Reis 2

Quixadá

O Professor dos cursos de Sistema de Informação e Ciências da Computação do Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Quixadá, Ricardo Reis, foi aprovado na seleção de doutorado do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), no Rio de Janeiro. Para conquistar a vaga o professor teve de superar os obstáculos que a deficiência visual lhe colocou ao longo dos anos. Ele tem retinose pigmentar, uma disfunção caracterizada pela degeneração progressiva de pigmentos da retina, cujo estágio final é a cegueira.
Conforme divulgação feita pela UFC, no caso de Ricardo Reis a degeneração de pigmentos tem sido relativamente lenta, o que ainda lhe permite ter alguma capacidade de enxergar, embora o campo visual já esteja bastante comprometido. “Durante a graduação e o mestrado eu podia ler em tinta (papel impresso), mas já não podia ver o que o professor escrevia na lousa. Então comprei muitos livros. Foram meus grandes aliados”, relembra Ricardo.
Já como professor, foi aos poucos perdendo a visão. Hoje, lê apenas em tablets e computadores devidamente configurados. “Já doei mais de 70% dos meus livros a bibliotecas e ex-alunos e venho substituindo-os por versões eletrônicas”, relata. Mesmo assim, após uma conversa informal com o amigo e professor João Marcelo resolveu pesquisar à procura de mais conhecimento, da sua especialização. “Fui pesquisar e ali estava o que eu procurava”. Foram três dias de provas e ainda uma arguição oral com quatro professores. Após dias de ansiedade, veio a recompensa em forma de aprovação. Ainda em janeiro, o professor embarca com a família para o Rio de Janeiro.
Fonte:http://blogs.diariodonordeste.com.br/sertaocentral/educacao/doutorado-especial-professor-com-deficiencia-visual-e-aprovado-em-selecao-no-rj/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.