domingo, 11 de janeiro de 2015

Encontro dos Profetas da Chuva movimenta a cidade de Quixadá-CE.


Foto de Comunica Quixadá.


“Profetas da Chuva” Preveem chuvas acima da média histórica para o ano de 2015.
Foi realizado na manhã deste sábado (10) o XIX Encontro dos Profetas da Chuva, que  aconteceu na ACOCECE e reuniu dezenas de agricultores, estudiosos, estudantes, e autoridades de todo o estado, além de centenas de curiosos. O XIX Encontro dos Profetas da Chuva foi uma realização do Instituto de Pesquisas e Violas  do Sertão Central e Mungango Produções e contou com total apoio da Prefeitura Municipal de Quixadá, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo – SEDET e Fundação Cultural de Quixadá. O Prefeito João Hudson esteve presente ao evento juntamente com o Secretário de Turismo Fabiano Barbosa e o Presidente da Câmara Municipal de Quixadá, Vereador Augusto César, o Duda.
A seca que aflige o Nordeste há três anos deve se encerrar em 2015, ano de muita chuva. Essa é a previsão dos chamados “profetas da chuva”. Cada um dos “profetas” tem um método próprio; eles analisam formigas, cupins, abelhas, a casa do joão-de-barro ou a floração do juazeiro.
O “Profeta da Chuva” João Soares afirma que vai chover muito na região com base na atividade do maribondo de chapéu, que tem esse nome porque desenvolve sua colmeia em forma de chapéu. “A casa dele está completa, um chapéu completo. Ele faz isso para se proteger da chuva, um sinal claro de que vai chover forte em breve. Nos anos anteriores a casa dele estava toda incompleta.”
Já Josimar da Silva prefere observar a floração do juazeiro. Neste ano, conta ele, a floração ocorreu de forma irregular pelos galhos da árvore. “A natureza quer nos dizer que teremos meses ruins e meses bons. Não teremos um tempo direto de chuva. O bom sinal é que a floração foi grande em muitas regiões onde tem o juazeiro”, relata.
A manhã de sábado foi reservada para a parte principal do evento, quando os videntes da natureza explicaram, um a um, a interpretação que tiveram das plantas e animais. Nesta edição dos 32 profetas que participam do evento, 29 afirmam que o Nordeste terá precipitações acima da média.
Para Élder Cortez, um dos organizadores do evento, o maior valor do encontro dos profetas é a valorização cultural da “sabedoria popular”. “Em todas as cidades do Ceará nós temos profetas, o que fizemos foi reunir esses profetas, que são os personagens principais do evento, e valorizar as profecias deles”, diz. Fotos: Chico Javali.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.